por flima » Sáb Ago 27, 2011 14:57
Olá para todos,
Segue o enunciado:

, qual o valor de

Resposta: -2
Eu tentei substituir

por

e desenvolver a equação, mas não rolou! Voiltando ao problema inicial, imaginei que a saída era encontrar um fator de evidência para o numerador que fosse igual ao denominador

, assim excluo o zero quando aplicar o limite. O problema é que tentei muita coisa e não consegui. Alguém pode ajudar?

-
flima
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sáb Ago 27, 2011 14:43
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: engenharia quimica
- Andamento: formado
por LuizAquino » Sáb Ago 27, 2011 17:34
DicaSome e subtraia a expressão

no numerador:

Em seguida, separe em dois limites:

Agora tente terminar de resolver o exercício.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por Caradoc » Sáb Ago 27, 2011 18:22
Como é uma indeterminação do tipo 0/0, você também pode tentar usar a regra de L'Hopital.
-
Caradoc
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 37
- Registrado em: Qui Dez 16, 2010 17:17
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por flima » Sáb Ago 27, 2011 18:23
Ai que bom, agora foi!!!! Obrigada.
-
flima
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sáb Ago 27, 2011 14:43
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: engenharia quimica
- Andamento: formado
por LuizAquino » Sáb Ago 27, 2011 20:04
Caradoc escreveu:Como é uma indeterminação do tipo 0/0, você também pode tentar usar a regra de L'Hopital.
O uso indiscriminado da Regra de L'Hospital pode "enferrujar" a capacidade de manipulação algébrica do estudante.
Por isso, é bom deixar essa regra para os casos específicos nos quais uma manipulação algébrica "elementar" não resolve o limite.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por VtinxD » Dom Ago 28, 2011 03:17
Perceba que isto é uma derivada no ponto

da função f(x),aplicando uma mudança de variavel

para ficar na forma mais convencional ou até olhando como

.E percebendo isto é só usar a regra do produto e avaliar no ponto

-
VtinxD
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 64
- Registrado em: Dom Ago 15, 2010 18:29
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Bacharelado em Matematica
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Dom Ago 28, 2011 11:36
VtinxD escreveu:Perceba que isto é uma derivada no ponto

da função f(x),aplicando uma mudança de variavel

para ficar na forma mais convencional ou até olhando como

.E percebendo isto é só usar a regra do produto e avaliar no ponto

Bem, isso só pode ser feito se já tivesse sido estudado o conceito de derivadas e suas regras operatórias. Mas, o que fazer se não houvesse esse estudo? Perceba que nem essas regras e nem a Regra de L'Hospital poderiam ser aplicadas.
Veja que esse exercício poderia estar perfeitamente na seção de um livro que falasse apenas sobre limite (muito antes de falar sobre derivada, por exemplo).
Nesse contexto, é fundamental saber manipular algebricamente o limite para poder resolvê-lo, sem necessidade de usar de alguma forma o conceito de derivada.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Mais um limite
por Psilocybe » Ter Mai 31, 2011 20:33
- 2 Respostas
- 1207 Exibições
- Última mensagem por carlosalesouza

Qua Jun 01, 2011 00:27
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Mais uma de sequência
por Molina » Dom Mai 03, 2009 06:07
- 4 Respostas
- 2760 Exibições
- Última mensagem por lucasguedes

Ter Jul 07, 2009 21:08
Desafios Difíceis
-
- MAIS UMA QUESTÃO DE G.A
por GABRIELA » Ter Set 29, 2009 18:57
- 3 Respostas
- 2404 Exibições
- Última mensagem por Elcioschin

Qua Set 30, 2009 20:54
Geometria Analítica
-
- Mais uma questão
por GABRIELA » Seg Dez 07, 2009 17:16
- 1 Respostas
- 2104 Exibições
- Última mensagem por Elcioschin

Seg Dez 07, 2009 19:23
Estatística
-
- Mais um desafio..
por victoreis1 » Seg Nov 22, 2010 21:26
- 3 Respostas
- 2412 Exibições
- Última mensagem por Molina

Seg Nov 22, 2010 23:54
Desafios Difíceis
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.