por m3oliveira » Qua Abr 13, 2011 10:24
Bom dia! Começei a pouco estudar para um concurso, e surgiu um problema, que tive dificuldades para resolver (é simples pra muitos, mas estou meio enferrujado), consegui chegar ao resultado correto.
A cada 200m de distância da superficie terrestre, a temperatura cai 1 grau. Se na superficie a esta a +20 graus, qual a temperatura a 10km de distância?
Igualando as medidas... 10km x 1000 = 10000m
200m --------------1º
10000m---------------x
200x = 10000
x = 10000/200 = 50
ou seja, em 10000m vai cair a temperatura em 50º
+20 -50 = -30
Eu lembro na faculdade, que o professor para esses problemas montava uma tabela e chegava a uma formula, mas eu não lembro. Sabem que tipo de formula é? se sim poderiam me explicar? e me dizer se essa maneira que fiz foi a melhor forma de resolver?
Obrigado!
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m3oliveira
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por Abelardo » Qua Abr 13, 2011 14:15
Veja que essa ''variação de temperatura'' está de acordo com a definição de uma função do primeiro grau. A cada 200m de distância da superfície a temperatura diminui 1 grau. Podemos excrever o seguinte: Variação de espaço =

e variação de temperatura =

. Lembrando que uma função do primeiro grau é toda função do tipo

, onde

e

são números reais e

.


Teremos uma função onde o a temperatura varia em função do espaço. Fazendo um gráfico cartesiano onde as ordenadas ( Y ) representam os valores de t e as abscissas ( X ) representam os valores de s, teremos que a temperatura inicial é de 20 graus a 0 m de distância, então qual será a temperatura a 10.000 m de distância? Procurei saber a lei de formação que rege essa função, com a ajuda do gráfico você só precisa de dois pontos quaisquer para encontrá-la. Preciso então encontrar os valores de a e b para ter a lei de correspondência( f(x)=ax +b ).
Veja que a 0m de distância temos uma diminuição de 0º , a 200 m de distância teremos uma diminuição de 1º. Montando o sistema teremos:

Resolvendo o sistema você vai ver que

e

. Colocando esses valores em

, teremos a seguinte lei:

. Para comprovar a veracidade substitua procure ver qual é o valor de y quando o de for 10 Km.
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Abelardo
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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