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PG/Trigonometria

PG/Trigonometria

Mensagempor jessicaccs » Ter Mar 08, 2011 19:55

Boa noite,
gostaria de ajuda nessa questão:





As alternativas são:
a) 4 b) 5 c) 6 d) 7 e) 8


Tentei resolvê-la através da propriedade da PG que diz que um termo médio de dois equidistantes deste é a média geométrica dos dois números.
Entretanto, não consegui resolver.

Obrigada,
Jéssica.
jessicaccs
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Re: PG/Trigonometria

Mensagempor LuizAquino » Qua Mar 09, 2011 21:28

Sabemos que em uma p.g. é válido que \frac{a_2}{a_1} = \frac{a_3}{a_2}, com a_1 e a_2 não nulos. Disso, nós obtemos que:

\frac{\cos x}{\sin x} = \frac{\tan x}{\cos x}

\frac{\cos x}{\sin x} = \frac{\sin x}{\cos^2 x}

\sin^2 x = \cos^3 x (vamos identificar essa equação como (a))

1 - \cos^2 x = \cos^3 x

Dividindo tudo por \cos^2 x:

\frac{1}{\cos^2 x} - 1 = \cos x

\frac{1}{\cos^2 x} = \cos x + 1 (vamos identificar essa equação como (b))

Sabemos que o termo geral de uma p.g. é dado por a_n = a_1 q^{n-1}, onde q é a razão. Desse modo, temos que a_n = \sin x \left(\frac{\cos x}{\sin x}\right)^{n-1}.

Nós queremos determinar n tal que \sin x \left(\frac{\cos x}{\sin x}\right)^{n-1} = 1 + \cos x.

Note que para n=8, nós temos que:

a_8 = \sin x \left(\frac{\cos x}{\sin x}\right)^{8-1}

a_8 = \sin x \left(\frac{\cos^6 x \cdot \cos x}{\sin^4 x\cdot \sin^2 x \cdot \sin x}\right)

Usando a equação (a) e fazendo as simplificações necessárias, nós obtemos:

a_8 = \frac{1}{\cos^2 x}

Agora, usando a equação (b) concluímos que o número n procurado é 8.
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Re: PG/Trigonometria

Mensagempor jessicaccs » Qua Mar 09, 2011 22:18

Obrigada pela resolução, Luiz.
Só gostaria que você tirasse uma dúvida que fiquei.
Por que você adotou o número 8 dentre tantos outros que poderiam ser?
Obrigada.
jessicaccs
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Re: PG/Trigonometria

Mensagempor LuizAquino » Qua Mar 09, 2011 23:31

jessicaccs escreveu:Por que você adotou o número 8 dentre tantos outros que poderiam ser?

Nesse caso eu adotei n = 8 devido as opções dadas no gabarito. Mas, poderíamos ter feito de outra maneira.

Nós queremos determinar n tal que \sin x \left(\frac{\cos x}{\sin x}\right)^{n-1} = 1 + \cos x.

Lembrando-se das equações (a) e (b), nós podemos armar a seguinte equação exponencial (na qual a base é \cos x):
(\cos x)^{\frac{3}{2}} \left[\frac{\cos x}{(\cos x)^{\frac{3}{2}}}\right]^{n-1} = (\cos x)^{-2}

(\cos x)^{\frac{3}{2} - \frac{(n-1)}{2}} = (\cos x)^{-2}

\frac{3}{2} - \frac{(n-1)}{2} = -2

n = 8
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Re: PG/Trigonometria

Mensagempor jessicaccs » Sex Mar 11, 2011 16:22

Obrigada, Luiz Aquino. ;)
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?