por mariasse » Sex Jul 09, 2010 16:13
Pessoal essa semana me deparei com uma questão de palíndromo, na parte de raciocínio lógico da prova do concurso do banco do Brasil, vou ser sincera, claro q já ouvi falar em palíndromos, mas em questões matemáticas confesso que nunca, no princípio não sabia nem como começar mas depois relembrando análise combinatória vi que tem a ver, mas meu raciocínio infelizmente não alcançou a questão, estou mandando a questão e o jeito que tentei resolver e peço que me auxiliem para eu saber onde estou errando.
Agradeço a todos os amigos que tiverem interesse.
Abraços***
Mari AsseCerto dia, um funcionário da agência do banco do Brasil, contabilizando as cédulas que havia em caixa, verificou que totalizava X reais, 300000<X<800000. Sabendo que o numero X é um palíndromo em que os algarismos das dezenas e das centemas, são distintos entre si, os possíveis valores de X são?
Então tentei resolver assim:
Primeiro sei que o número tem 6 algarismos.
E que o primeiro tem que ser > ou = a 3 (300000<X<800000)
E se o último é igual o 1º então tem que ser > ou = a 3 também, ou seja de 0 a 9 pode ser 7 números.
O da dezena e da centenas são diferentes.
Então 9 tentavas para as dezenas e 10 para as centenas, penso assim!!!
__ __ __ __ __ __
7 9 10 10 9 7 então 7 * 9 * 10 * 10 * 9 * 7 = 396900
Então usando análise combinatória então 7 * 9 * 10 * 10 * 9 * 7 = 396900 opções de números, portanto esse meu raciocínio está muito errado, pois, a resposta é apenas 360.
Gostaria da ajuda de vcs!!!
Abraços***

-
mariasse
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sex Jul 09, 2010 15:29
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: licen. matemática/cursando engenharia
- Andamento: formado
por Elcioschin » Sex Jul 09, 2010 19:56
É bem mais simples
O primeiro algarismo da esquerda e da direita (das unidades) podem valer 3, 4, 5, 6, 7 ----> 5 possibilidades
O segundo algarismo da esquerda e da direita (das dezenas) podem variar de 0 a 9 ----> 10 possibilidades
Note que já temos o algarismo das dezenas definido. Assim o algarismo das centenas tem que ser diferente dele.
Temos portanto apenas 9 possibilidades para o algarismos das centenas (3º algarismo da direita).
Como consequência temos apenas 9 possibilidades para o 3º algarismo da esquerda.
Total de possibilidades = 5*10*9 = 450
1º número -------> 301.103
2º número -------> 302.203
...............................
450º número ----> 798.897
Assim, não concordo com o gabarito.
A questão tinha alternativas ? Se tinha, quais são elas ?
-
Elcioschin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 624
- Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: formado
por mariasse » Sáb Jul 10, 2010 19:14
Tinha 5 alternativas:
a)1296
b)648
c)450
d)360
e)256
Conforme o gabarito alternativa correta d)360, mas eu concordo com seu raciocínio, o que vc fez está certo, se vc quiser conferir dá uma olhadinha nessa prova - concurso banco do Brasil 2010, estado de SP, realizado em junho/2010, cargo de escriturário, caderno tipo 1.
Agradeço demais pela resposta.
Abraço!!!
-
mariasse
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sex Jul 09, 2010 15:29
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: licen. matemática/cursando engenharia
- Andamento: formado
Voltar para Estatística
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- apicuas ou palindromos???
por TEKA » Qui Mar 25, 2010 20:13
- 12 Respostas
- 8073 Exibições
- Última mensagem por Joana Gabriela

Seg Ago 09, 2010 10:51
Progressões
-
- Questão sobre PA e PG
por Carolziiinhaaah » Qua Jun 16, 2010 17:35
- 5 Respostas
- 4929 Exibições
- Última mensagem por Carolziiinhaaah

Qui Jun 17, 2010 13:31
Progressões
-
- Questao sobre conjuntos
por cadu » Ter Out 19, 2010 23:16
- 0 Respostas
- 1382 Exibições
- Última mensagem por cadu

Ter Out 19, 2010 23:16
Álgebra Elementar
-
- Questão sobre limite
por carlosvinnicius » Sex Dez 17, 2010 14:41
- 1 Respostas
- 1216 Exibições
- Última mensagem por Neperiano

Sex Dez 17, 2010 19:38
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Questão do ITA sobre conjuntos!
por Abelardo » Qui Mar 03, 2011 02:03
- 5 Respostas
- 5215 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Sex Mar 04, 2011 09:44
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.