por studieren » Qua Abr 28, 2010 17:08
Estou estudando por conta própria com alguns materiais que tenho, e então surgiu dúvidas no decurso dos estudos.
A primeira imagem trata-se de uma página do livro Fundamentos de Matemática Elementar, Vol. 1
http://img690.imageshack.us/img690/7982/digitalizar0004q.jpgQuanto aos exemplos, não sei se foi problema de interpretação minha ou se foi erro de diagramação do livro. Na parte esquerda, o gráfico de

,

e

aparecem iguais.
A segunda imagem trata-se de uma apostila que eu ganhei de uma amiga, sobre a explicação de um exercício sobre função inversa.
http://img706.imageshack.us/img706/5070/digitalizar0007.jpg





Mas por que a resolução do exemplo da apostila é

?
Valeu !
-
studieren
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 7
- Registrado em: Sex Jan 01, 2010 22:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Qua Abr 28, 2010 18:56
Acredito que esteja errado a conta do exemplo, o seu raciocínio está certo.
Sobre a primeira imagem, não entendi qual a sua dúvida?
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por studieren » Qui Abr 29, 2010 01:01
Minha dúvida é que a reta da função

deveria cortar a coordenada e a abscissa, e não o centro do gráfico.
Por que os gráficos de cada uma das três funções são esboçados com semelhança ?
-
studieren
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 7
- Registrado em: Sex Jan 01, 2010 22:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Qui Abr 29, 2010 17:59
Deveria, mas não se preocupe tanto com os gráficos se você entendeu os conceitos claramente. São exemplos particulares, e o importante é que você aprenda o conceito para aplicar para qualquer função.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por studieren » Sáb Mai 01, 2010 18:31
Beleza ! Valeu pela explicação.
-
studieren
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 7
- Registrado em: Sex Jan 01, 2010 22:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- função inversa - dúvida
por laura_biscaro » Qua Abr 10, 2013 23:00
- 1 Respostas
- 1242 Exibições
- Última mensagem por young_jedi

Qui Abr 11, 2013 11:53
Funções
-
- Duvida com Função Inversa
por pedro_nog » Dom Jul 27, 2014 21:42
- 1 Respostas
- 1411 Exibições
- Última mensagem por young_jedi

Qua Jul 30, 2014 17:33
Funções
-
- [Matrizes] Dúvida conceitual
por souzalucasr » Qua Ago 22, 2012 14:26
- 4 Respostas
- 4647 Exibições
- Última mensagem por souzalucasr

Qua Ago 29, 2012 12:34
Matrizes e Determinantes
-
- Dúvida - resolução(função inversa)
por jamiel » Ter Jun 14, 2011 18:49
- 1 Respostas
- 1378 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Qui Jun 16, 2011 16:00
Funções
-
- Dúvida conceitual sobre funções.
por Sobreira » Seg Fev 25, 2013 22:29
- 1 Respostas
- 1527 Exibições
- Última mensagem por Russman

Ter Fev 26, 2013 02:15
Funções
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.