por hadnet » Sáb Jan 26, 2013 19:26
Estou começando agora GA e estava pensando, por que se introduz vetores em GA ?, qual a necessidade de ensinar vetores junto com GA?. Eu percebi que muitos ensinam GA sem falar nada sobre vetores, apenas segmentos, retas, etc. Alguém poderia me explicar se realmente é necessário aprender vetores em GA ?, posso aprender GA sem saber vetores?. A minha intuição me diz que vetores deve-se aprender quando trabalharmos com GA no espaço. Espero alguém me iluminar. Grato.
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por Molina » Seg Jan 28, 2013 14:12
Boa tarde, Hadnet.
Sua dúvida é comum a muitos estudantes, pois vetores no ensino médio, para a maioria dos alunos, é uma ferramenta usada apenas em física, sem aplicação nenhuma na matemática.
Fiz um curso recentemente para professores do Ensino Médio, promovido pelo IMPA, e um professor tocou bem nesta questão:
Há necessidade de saber vetores para estudar GA? Ele citou que no Rio de Janeiro é muito comum o uso de vetores no ensino médio (algum usuário do RJ pode nos confirmar isso); já em São Paulo é mais presente o estudo de GA sem vetores.
O que eu pude concluir após o curso é que muitos exercícios de GA, após uma tradução vetorial, ficam mais simples de ser resolvidos. Por costume e por está mais presente no meu cotidiano, resolvia as questões propostas sem o uso de vetores, encontrando coeficientes, distância entre pontos, equação das retas, etc., porém, era apresentado uma resolução por vetores que eram mais resumidas.
Finalizando, vetores é uma ferramenta muito importante em GA, que pode te ajudar a resolver uma variedade de problemas e demonstrar alguns teoremas.
Podemos discutir mais.

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por hadnet » Seg Jan 28, 2013 18:47
Obrigado Molina, no entanto, você poderia dar um exemplo simples e mais concreto para mostrar a vantagem de usar vetores?. Pode ser uma aplicação do mundo real, até mesmo na Física.
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por Molina » Seg Jan 28, 2013 19:18
Vou passar um problema e você resolva sem o uso de vetores. Posteriormente apresentarei uma solução com vetores:
O trapézio (convexo) ABCD tem bases AB e CD. Os ângulos A e D são retos, a base AB mede 2m e o lado AD mede 1m. Determine o comprimento CD para que as diagonais sejam perpendiculares.Esta talvez seja simples. Resolvendo, depois vem a segunda parte da questão
Boa sorte!

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por hadnet » Seg Jan 28, 2013 23:45
Bom, eu não estudo GA no meu curso, estou estudando porque me interessa trabalhar com computação gráfica 3D, então tô adentrando nesta matéria por conta própria durantes as férias. Sei que resolvendo com equações gerais e coeficiente angular chego a 0.5 mas gostaria que você fizesse as duas para que realmente eu possa ver a diferença usando vetor. A propósito, estou lendo o livro de Boulos, você acha que este livro é bom?, qual você me recomendaria para aprender por conta própria este assunto?. Muito Obrigado pela ajuda.
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Sáb Mai 03, 2014 19:47
Geometria Analítica
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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