por hadnet » Sáb Jan 26, 2013 19:26
Estou começando agora GA e estava pensando, por que se introduz vetores em GA ?, qual a necessidade de ensinar vetores junto com GA?. Eu percebi que muitos ensinam GA sem falar nada sobre vetores, apenas segmentos, retas, etc. Alguém poderia me explicar se realmente é necessário aprender vetores em GA ?, posso aprender GA sem saber vetores?. A minha intuição me diz que vetores deve-se aprender quando trabalharmos com GA no espaço. Espero alguém me iluminar. Grato.
-
hadnet
- Novo Usuário

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: cursando
por Molina » Seg Jan 28, 2013 14:12
Boa tarde, Hadnet.
Sua dúvida é comum a muitos estudantes, pois vetores no ensino médio, para a maioria dos alunos, é uma ferramenta usada apenas em física, sem aplicação nenhuma na matemática.
Fiz um curso recentemente para professores do Ensino Médio, promovido pelo IMPA, e um professor tocou bem nesta questão:
Há necessidade de saber vetores para estudar GA? Ele citou que no Rio de Janeiro é muito comum o uso de vetores no ensino médio (algum usuário do RJ pode nos confirmar isso); já em São Paulo é mais presente o estudo de GA sem vetores.
O que eu pude concluir após o curso é que muitos exercícios de GA, após uma tradução vetorial, ficam mais simples de ser resolvidos. Por costume e por está mais presente no meu cotidiano, resolvia as questões propostas sem o uso de vetores, encontrando coeficientes, distância entre pontos, equação das retas, etc., porém, era apresentado uma resolução por vetores que eram mais resumidas.
Finalizando, vetores é uma ferramenta muito importante em GA, que pode te ajudar a resolver uma variedade de problemas e demonstrar alguns teoremas.
Podemos discutir mais.

Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por hadnet » Seg Jan 28, 2013 18:47
Obrigado Molina, no entanto, você poderia dar um exemplo simples e mais concreto para mostrar a vantagem de usar vetores?. Pode ser uma aplicação do mundo real, até mesmo na Física.
-
hadnet
- Novo Usuário

-
por Molina » Seg Jan 28, 2013 19:18
Vou passar um problema e você resolva sem o uso de vetores. Posteriormente apresentarei uma solução com vetores:
O trapézio (convexo) ABCD tem bases AB e CD. Os ângulos A e D são retos, a base AB mede 2m e o lado AD mede 1m. Determine o comprimento CD para que as diagonais sejam perpendiculares.Esta talvez seja simples. Resolvendo, depois vem a segunda parte da questão
Boa sorte!

Diego Molina |
CV |
FB |
.COMEquipe AjudaMatemática.com"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
-

Molina
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
- Andamento: formado
por hadnet » Seg Jan 28, 2013 23:45
Bom, eu não estudo GA no meu curso, estou estudando porque me interessa trabalhar com computação gráfica 3D, então tô adentrando nesta matéria por conta própria durantes as férias. Sei que resolvendo com equações gerais e coeficiente angular chego a 0.5 mas gostaria que você fizesse as duas para que realmente eu possa ver a diferença usando vetor. A propósito, estou lendo o livro de Boulos, você acha que este livro é bom?, qual você me recomendaria para aprender por conta própria este assunto?. Muito Obrigado pela ajuda.
-
hadnet
- Novo Usuário

-
Voltar para Geometria Analítica
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Geometria Analítica Vetores
por hamidrius » Qua Out 13, 2010 17:29
- 1 Respostas
- 2287 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Qui Out 14, 2010 20:02
Geometria Analítica
-
- geometria analitica - vetores
por vinicius cruz » Sex Jun 22, 2012 12:09
- 3 Respostas
- 2896 Exibições
- Última mensagem por Russman

Dom Jun 24, 2012 22:23
Geometria Analítica
-
- [Geometria Analítica] Vetores
por IlgssonBraga » Sex Set 27, 2013 12:29
- 0 Respostas
- 1552 Exibições
- Última mensagem por IlgssonBraga

Sex Set 27, 2013 12:29
Geometria Analítica
-
- Geometria Analítica (vetores)
por Fernandobertolaccini » Qui Mai 01, 2014 21:06
- 0 Respostas
- 1453 Exibições
- Última mensagem por Fernandobertolaccini

Qui Mai 01, 2014 21:06
Geometria Analítica
-
- geometria analitica vetores
por bebelo32 » Sáb Mai 03, 2014 19:47
- 0 Respostas
- 1410 Exibições
- Última mensagem por bebelo32

Sáb Mai 03, 2014 19:47
Geometria Analítica
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44
Como resolvo uma questao desse tipo:
Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?
A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de

Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é
Alguem me ajuda? Agradeço desde já.
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47
V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3
V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³
Derivando:
dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3
Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17
Temos que o volume é dado por:
Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:
Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m: