por Guedes » Sex Out 08, 2010 13:44
por favor ja tentei um monte de vez cheguei na metade mas nada certo os exercicios sao estes:
numa progressao aritimetica o 4° termo é o quintuplo do 1º e a soma do 3º com o 6º é 44 a razão dessa progressao é?
si que resposta e 88/17 avos mas nao consegui chegar nela depois o outro exercicios é:
uma colmeia nova tem 8000 abelhas.destas a cada dia que passa morrem 200 do dia 21° em diante nascem diariamente 2000 abelhas que vivem em media 40 dias apos certo tempo o numero dessa colmeia se estabilizara em quantoas abelhas?
sei que a resposta e 80000 por favor me ajudem nao consigo
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por Guedes » Sex Out 08, 2010 14:41
bahhhhhhhh cara muito obrigado se conseguir o outro ficarei eternamente grato
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por Guedes » Sáb Out 09, 2010 16:45
uma colmeia nova tem 8000 abelhas.destas a cada dia que passa morrem 200 do dia 21° em diante nascem diariamente 2000 abelhas que vivem em media 40 dias apos certo tempo o numero dessa colmeia se estabilizara em quantoas abelhas?
sei que a resposta e 80000 por favor me ajudem nao consigo
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por Guedes » Qua Out 13, 2010 13:15
Guedes escreveu:uma colmeia nova tem 8000 abelhas.destas a cada dia que passa morrem 200 do dia 21° em diante nascem diariamente 2000 abelhas que vivem em media 40 dias apos certo tempo o numero dessa colmeia se estabilizara em quantoas abelhas?
sei que a resposta e 80000 por favor me ajudem nao consigo
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por Augusto Evaristo » Sex Out 15, 2010 23:40
Olá, caro Guedes e amigos da matemática,
Para podermos responder a sua questão, temos que entender a pergunta: "... o número dessa colmeia se estabilizará em quantas abelhas?". O que se entende: em quanto a população de abelhas não variará? Isso quer dizer, a quantidade em que não haverá aumento ou diminuição no número total de abelhas, o que não quer dizer que não morram ou não nasçam abelhas, mas que a quantidade de nascimentos seja igual a quantidade mortes. Entendido isso, continuemos.
A sua questão, na verdade, envolve duas Progressõess Aritiméticas, e há de se considerar apenas uma no final. Vejamos.
1ª P.A.
A colmeia tem 8000 abelhas, logo

, destas a cada dia que passa morrem 200, logo r = -200.
Montando a equação do termo geral da P.A., temos:

,

Para sabermos o número de dias necessários para a extinção total, ou seja,

, dessa população de 8000 abelhas, isolamos o "n" da seguinte forma:

, logo,

,

. Isso quer dizer que no 41° dia, essa população chegará a zero.
2ª P.A.
À partir do 21° dia, nascem duas mil abelhas diariamente. Logo

(utilizamos 21 para facilitar os cálculos e a compreensão, mas não quer dizer que haja os termos de

ao

), e

.
Montando a equação do termo geral da P.A., temos:

,

,

.
Ora, se quarenta dias depois passam a morrer 2000 abelhas cada dia, do total de abelhas teremos que subtrair 2000 diáriamente. Considerando que isso irá ocorrer a partir do 60° dia (iniciando a contagem com o 21° dia, quarenta dias de vida se concluirá no 60° dia), obteremos uma população constante de abelhas, conforme compreensão apresentada no início, teremos então o seguinte cálculo:

, logo:
Obs.: Verifique que a establização da população ocorre no 60° dia, ou seja, 19 dias após a extinção das 8000 abelhas iniciais, o que significa que elas não interferem na solução da questão, mas foi desenvolvida a sua P.A. a fim de sabermos o dia certo de sua extinção.Caso ainda haja alguma dúvida, pode perguntar.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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