por mastercgmr » Ter Out 05, 2010 11:57
boas malta
é o seguinte, de agora em diante vou ter estas fichas de avaliação de álgebra linear que serão feitas em casa.
apesar de já a ter resolvido achei que era burrice submete-la sem verificar na net se estavam correctas até porque tenho algumas duvidas.
Pergunta1- 2ª 3ª 4ª Opções (esta nao tenho a certeza)
Pergunta2- 1ª Opção
Pergunta3- 2ª Opção
Pergunta4- 3ª Opção
Pergunta5- 2ª 3ª Opções
Pergunta6- 4ª Opção
Pergunta7- não faço a mínima ideia
ficava agradecido pela ajuda

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por mastercgmr » Ter Out 05, 2010 12:25
na pergunta 7 texto em falta:
"onde 1 seja a primeira entrada não nula de cada linha. "
Informação adicional na pergunta 7 : "i" unidade imaginária, e uma das soluções da equação x^2+1=0 (isto ainda me deixou mais confuso)
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por MarceloFantini » Ter Out 05, 2010 17:00
Master, o objetivo do fórum não é resolver listas de exercício, portanto da próxima vez pergunte
somente sobre as questões que tem dúvida,
colocando também suas tentativas.
Uma equação linear é toda equação da forma

, onde as letras maiores são constantes. Note que
não há termos mistos (coisas como

). Logo, na primeira pergunta sobra a 2ª opção.
Segunda pergunta certa.
Terceira pergunta certa.
Quarta pergunta errada. A resposta certa é a segunda opção. Veja:

. Se

e

, então
![z = \frac{b}{a}{/tex]. Se [tex]a=0 z = \frac{b}{a}{/tex]. Se [tex]a=0](/latexrender/pictures/67d0aec7a1cb4ef5a3be183cb66fd570.png)
e

,

não existe. Se

e

, tem infinitas soluções:

.
Quinta pergunta certa.
Sexta pergunta não tenho tempo pra escalonar.
Sobre a sétima, é praticamente a mesma coisa, mas noto que você não tem familiaridade com os números complexos. Essencialmente, a unidade imaginária é definida como:

. Um número complexo é da forma

, com

.Dê uma estudada nesse assunto e tente novamente.
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por mastercgmr » Ter Out 05, 2010 19:20
Fico imensamente agradecido pela excelente ajuda que me foi prestada.
No entanto fico com duvidas de como proceder futuramente face a outras fichas do género.
Por exemplo a pergunta 4 por distracção conclui que era a resposta errada... se não a tivesse colocado aqui no fórum teria submetido o erro.
Não é conveniente colocar a ficha por inteiro?
Mais uma vez muito obrigado!
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por DanielRJ » Ter Out 05, 2010 19:26
O objetivo do forum é sanar duvidas. poste uma de cada vez e expresse sua duvida.
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por mastercgmr » Ter Out 05, 2010 19:28
Ok! então assim farei, graças á boa vontade!

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por mastercgmr » Qui Out 14, 2010 18:55
Boas malta!
Finalmente chegou a ficha 2/8, e já está a dar volta ao miolo....
Mas antes gostava de dizer que tive 20 valores na 1ª ficha e por isso tenho de vos agradecer!
Agora sobre a ficha nova:

Na primeira pergunta não tive lá grande dificuldade, deu-me a 3ª opção.

Na segunda pergunta não entendo o conceito de "dimensão de V" já traduzi o sistema para matriz e resolvi mas dai não sei mesmo o que fazer mais...

Na terceira creio que a resposta é a segunda opção também não tenho muitas duvidas...

Na quarta e na quinta não sei mesmo por onde pegar... não vou estar a tentar adivinhar...

Na sexta, sei resolver um exercício de transformação linear mas não entendo o contexto do exercício

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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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