por tigre_sc » Ter Set 28, 2010 19:18
Olá!
Tenho dúvida quanto aos cálculos que fiz referente ao seguinte problema:
1-Um prêmio de R$ 55,00 foi distribuído para 3 amigos da seguinte forma:
A= não recebeu
B= R$ 40,00
C= não recebeu
Obs.: os R$ 15,00 restantes foram doados para instiuição de caridade;
2-Outro prêmio de R$ 180,00, para os mesmos amigos, foi distribuído da seguinte forma:
A= R$ 20,00
B= não recebeu
C= R$ 20,00
Obs.: os R$ 140,00 restantes foram doados para outra instiuição de caridade;
3-Sabendo-se que o total dos prêmios deva ser distribuído proporcionalmente, o prêmio final de R 230,00 deverá ser de quantos porcento para cada amigo?
A= ?
B =?
C= ?
Desde já meus agradecimentos.
Abç.
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por JoaoGabriel » Qua Set 29, 2010 11:19
Olá.
Me diga uma coisa : no final, todos os 3 amigos, somando tudo que ganharam, devem ter a mesma porcentagem do dinheiro?
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por Neperiano » Qua Set 29, 2010 13:15
Ola
Primeiro voce deve pegar o premio final de 230 e redistribuir entre os 3 amigos proporcionalmente, o metodo que eu fiz foi aumentado em cada um até o total somar 230
20-40-50-55-57,5
40-80-100-110-115
20-40-50-55-57,5
Agora tenque descobrir quantos porcento cada um tem
230 - 100
115 - x
E assim com os outros para ver quantos porcento cada um tem
Eu acho que isso, se tiver gabarito confirme para verificar se esta certa
Qualquer duvida
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por tigre_sc » Qua Set 29, 2010 19:09
JoaoGabriel escreveu:Olá.
Me diga uma coisa : no final, todos os 3 amigos, somando tudo que ganharam, devem ter a mesma porcentagem do dinheiro?
Sim, no final devem ter a mesma porcentagem do dinheiro, mas no 3º prêmio sabe-se que o amigo A e C ganharão mais que o amigo B.
Grato pelo retorno.
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por tigre_sc » Sex Out 01, 2010 12:28
Olá!
Não entendi teu raciocínio.
Não tenho gabarito.
Grato pela atenção.
Maligno escreveu:Ola
Primeiro voce deve pegar o premio final de 230 e redistribuir entre os 3 amigos proporcionalmente, o metodo que eu fiz foi aumentado em cada um até o total somar 230
20-40-50-55-57,5
40-80-100-110-115
20-40-50-55-57,5
Agora tenque descobrir quantos porcento cada um tem
230 - 100
115 - x
E assim com os outros para ver quantos porcento cada um tem
Eu acho que isso, se tiver gabarito confirme para verificar se esta certa
Qualquer duvida
Atenciosamente
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por Neperiano » Sex Out 01, 2010 14:35
Ola
Meu raciocinio esta errado pois deve ser o total de premios só usei o ultimo prêmio, mas quanto ao meu raciocinio fui distribuindo proporcionalmente, mas acho que esta errado
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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