• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Progressão

Progressão

Mensagempor aline2010 » Sáb Jul 10, 2010 00:01

Os lados de um triângulo retângulo estão em PA de razão r. Para este triângulo, a distância entre o incentro e o circuncentro é:
a)rV5/2
b)rV3/2
c)rV2/2
d)r
e)r/2
aline2010
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Jun 13, 2010 13:53
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: matmática
Andamento: formado

Re: Progressão

Mensagempor Tom » Sáb Jul 10, 2010 03:03

Segue abaixo o triângulo retângulo esquemático para resolução:

pontos.png

Clique na imagem e ela ficará ampliada com ótima resolução!


Defina um sistema de coordenadas retangulares com origem no vértice do ângulo reto do triângulo retângulo, isto é, no ponto B.

Sejam a,r,R as medidas do menor lado do triângulo(No desenho a=AB), a razão da progressão e o raio da circunferência inscrita no triângulo, respectivamente, temos:

As coordenadas do incentro, isto é, centro da circunferência inscrita no triângulo será D=(R;R)

Tracemos raios que partem do centro da circunferência inscrita para os pontos de tangência com o triângulo \triangle ABC. Tracando também segmentos do centro para os vértices não retos, da congruência dos triângulos podemos fazer:

a-R+a+r-R=a+2r\rightarrow a-r=2R e assim as coordenadas do incentro são : D=(\frac{a-r}{2};\frac{a-r}{2})



Sabemos que o circuncentro do triângulo é o encontro das mediatrizes relativas aos lados. Ora, a mediatriz relativa ao lado AB é uma reta paralela ao lado BC, portanto paralela ao eixo Ox. Assim, terá equação y=\frac{a}{2}. Já a reta mediatriz do outro cateto será paralela ao cateto que mede a, isto é, será uma reta perpendicular ao eixo Ox, portanto de equação: x=\frac{a+r}{2}

Fazendo a interseção das duas retas, encontramos as coordenadas do circuncentro, a saber: H=(\frac{a+r}{2};\frac{a}{2})


Por fim, a distância entre o incentro D e o circuncentro H será:

d=\sqrt{[\frac{a-r}{2}-(\frac{a+r}{2})]^2+(\frac{a-r}{2}-\frac{a}{2})^2}=\sqrt{r^2+\frac{r^2}{4}}=\sqrt{\frac{5r^2}{4}}=\frac{r\sqrt{5}}{2}


Letra A
Tom
Tom
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 75
Registrado em: Sex Jul 02, 2010 00:42
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Automação e Controle Industrial
Andamento: formado


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: Taxa de variação
Autor: felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44

Como resolvo uma questao desse tipo:

Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?

A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de \frac{4\pi{r}^{2}}{3}
Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é 1,066\pi

Alguem me ajuda? Agradeço desde já.


Assunto: Taxa de variação
Autor: Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47

V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3

V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³

Derivando:

dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3

Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s


Assunto: Taxa de variação
Autor: Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17

Temos que o volume é dado por:

V = \frac{4\pi}{3}r^2


Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.r}{3}.\frac{dr}{dt}


Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.2}{3}.\frac{2}{10}

\frac{dV}{dt} = \frac{16\pi}{15}