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Problema de log

Problema de log

Mensagempor Fernanda Lauton » Seg Jun 28, 2010 10:58

:idea: Por favor, como resolver:
{log (x+4)}_{2} - {log x }_{4}= 2

:arrow: Primeiro eu sei que como as bases são diferentes eu tenho que torná-las iguais. assim eu utilizo a fórmula de mudança de base, então tenho:
para colocar tudo na base '2':

log{(x + 4)}_{2} - \frac{log{x}_{2}}{log{4}_{2}} = 2 :arrow: então temos no divisor que: log{4}_{2}= x \rightarrow{2}^{x} = 4 \rightarrow x = 2 agora substituindo temos:

log{(x + 4)}_{2} - \frac{log{x}_{2}}{2} = 2 :arrow: agora passando o 2 para o segundo membro, multiplicando tenho:

log{(x + 4)}_{2} - log{x}_{2} = 4.

A partir daqui eu não sei mais como seguir em frente, só sei que a resposta é s= 4

Alguém poderia me ajudar :?:
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Re: Problema de log

Mensagempor Douglasm » Seg Jun 28, 2010 12:00

Olá Fernanda. Seu erro foi ao "passar o 2 para o outro lado". As vezes é ruim pensar assim, quando na verdade, o que você faz é multiplicar ambos os lados por 2. Veja como fica:

\log_2(x+4) - \frac{\log_2 x}{2} = 2 \; \therefore

2\log_2(x+4) - \log_2 x = 4

Agora é só continuar:

2\log_2(x+4) - \log_2 x = 4 \; \therefore

\log_2(x+4)^2 - \log_2 x = 4\;\therefore

\log_2{\frac{(x+4)^2}{x} = 4 \; \therefore

\frac{(x+4)^2}{x} = 16 \;\therefore

x^2 + 8x + 16 = 16x \; \therefore

x^2 - 8x + 16 = 0 \;\therefore

x = 4

E está ai a resposta. Até a próxima.
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Re: Problema de log

Mensagempor Fernanda Lauton » Seg Jun 28, 2010 15:24

Sim entendo, agora sei fazer mas para que eu não volte a fazer o mesmo erro gostaria de saber porque não seria possivel passar o 2 multiplicando sendo que esta operação é possível :?: passando o 2 multiplicando daria algo diferente :?: :$
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Re: Problema de log

Mensagempor Douglasm » Seg Jun 28, 2010 16:03

Na verdade essa história de "passar o 2 para o outro lado" é só modo de dizer, isso não é realmente importante, o que é importante é fazer a operação corretamente. Veja um exemplo mais simples do seu erro:

1 + \frac{1}{2} = 1,5

"Passando o 2 para o outro lado":

1 + 1 = 3 \; \rightarrow \mbox{errado}

O certo é:

1 + \frac{1}{2} = \frac{2}{2} + \frac{1}{2} = \frac{3}{2} = 1,5 \;\rightarrow \mbox{certo}

Observe agora o que você fez:

\log_2(x+4) - \frac{\log_2 x}{2} = 2

("Passando o maldito 2")

\log_2(x+4) - {\log_2 x} = 4 \;\rightarrow \mbox{totalmente errado}

Note que para "passar o denominador multiplicando para outro lado" (insisto em dizer que o que acontece realmente é que você multiplica os dois lados da equação pelo valor em questão) TODOS os membros devem estar sobre o denominador. Então o correto fica sendo:

\frac{2\log_2(x+4) - \log_2 x}{2} = 2

2\log_2(x+4) - \log_2 x = 4
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Re: Problema de log

Mensagempor Fernanda Lauton » Seg Jun 28, 2010 20:18

então esse não seria o famoso MMC :?:
Colocando um denominador comum que no caso é o '2' :?: Mas porque o termo depois da igualdade participou do MMC :?: isso é novidade pra mim (quero dizer a idéia de MMC que eu tinha era que só os termos do lado do 'denominador' em questão é que participavam tipo o dois depois da igualdade ficava de fora) outra coisa se for mesmo MMC o denominador 'não se perde' continuaria tudo sobre '2' não é :?: ou não se trata de MMC :?:
:$ Me desculpem a ignorância mas nunca tive uma base boa em matemática e agora estou tentando aprender :$ :$ :$
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Re: Problema de log

Mensagempor Douglasm » Seg Jun 28, 2010 20:45

Fique tranquila Fernanda. Tudo se esclarecerá. Não é uma questão de MMC. Pense bem, ao "passar o dois para o outro" lado, este 2 deve dividir todo o lado da equação, não apenas um único membro, por isso é que você tem que fazer o que fez...
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Re: Problema de log

Mensagempor Fernanda Lauton » Ter Jun 29, 2010 09:20

Acho que tõ começando a entender... é no caso uma questão de proporcionalidade não é eu quero me livrar do 'meio' então por isso multiplico td por '2' o meio se torna um eu sumo com o denominador e tudo continua sendo proporcional não é:?:
Mas me diz uma coisa por se tratar de uma subtração porque eu não faço o MMC :?: Alias em que situações eu faço o MMC e quando eu faço isso :?:
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Re: Problema de log

Mensagempor Douglasm » Ter Jun 29, 2010 10:09

É isso mesmo, tudo tem que se manter proporcional (acho que esse é o melhor jeito de se entender). Bom, como já disse, não acho muito importante se prender a essa terminologia, o melhor é que você entendo o porquê de se fazer as operações. De qualquer modo, o m.m.c. vai acabar servindo para somar frações, por exemplo:

\frac{5}{3} + \frac{6}{7} = \frac{35 + 18}{21} = \frac{53}{21}

O interessante é você pesquisar um pouco sobre os assuntos que tem dificuldade e dar uma boa lida na teoria, porque realmente não tem mistério.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?