por yanagranhen » Seg Jun 21, 2010 22:06
(ufrs) Considere o enunciado abaixo, que descreve etapas de uma construção.Na primeira etapa,toma-se um quadrado de lado 1. Na segunda, justapoe-se um novo quadrado de lado 1 adjacente a cada lado do quadrado de lado inicial.Em cada nova etapa, justapoem-se novos quadrados de lado 1 ao longo da figura obtida na etapa anterior, como esta representado abaixo:
1ª Etapa
?
2ª Etapa
?
???
?
3ªº etapa
?
???
?????
???
?
4ª etapa
?
???
?????
???????
?????
???
?
Seguindo esse padrão de construção,pode-se afirmar que o numero de quadrados de lado 1 na
vigésima etapa é:
a)758
b)759
c)760
d)761e)762
Obs: Eu tentei resolver pela formula da PA de 2º ordem, usando o numero de quadrados como os elementos. Por exemplo a PA normal seria (1, 5, 13, 25,...) correspondente as 1a, 2a, 3a etc etapas respectivamente! Daí como a razao entre estes elementos gera uma PA de 2a ordem tal que (4, 8, 12,...) de razao constante igual a 4, utilizei a soma dos 20 primeiros termos desta PA de 2a ordem! Mas não deu certo!

Não acho resultado! Me ajudem!!!!!!!!!!!!!

-
yanagranhen
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 7
- Registrado em: Qui Jun 17, 2010 00:47
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: engenharia florestal
- Andamento: cursando
por Cleyson007 » Seg Jun 21, 2010 22:36
Boa noite yanagranhen!
Primeiramente, seja bem vindo (a) ao fórum!
A P.A. segue essa ordem: (1,5,13, ...) segundo sua representação.
Você pode escrever essa mesma P.A. da seguinte forma: (1, 1+4, 1+4+8, ...)
Na vigésima etapa, teremos: (1+4+8+12+16+...an)
Repare que a P.A é constituída a partir do segundo termo (4) - ou seja, são somados 4 a partir do segundo termo.
Achando o termo geral: a19 = a1 + 18r --> a19 = 4 + 18(4) --> a19 = 76
Jogando na fórmula da soma: S = (4 + 76)(19) / 2
Logo, S = 760
A resposta correta não é 760, porque a P.A. é constituída a partir do 1.. mas é importante entender que o 1 faz parte da P.A.
Logo, S = 760 + 1 = 761 (Alternativa d)
Até mais.
-

Cleyson007
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1228
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por yanagranhen » Seg Jun 21, 2010 23:16
Muito obrigada Cleyson007!
Acredita que tava errando multiplicação basica?
É, falta de atenção, devo estar dispersa!
Obrigada!
Abçs
-
yanagranhen
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 7
- Registrado em: Qui Jun 17, 2010 00:47
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: engenharia florestal
- Andamento: cursando
Voltar para Progressões
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- PG Termo geral
por apotema2010 » Seg Mar 01, 2010 10:18
- 2 Respostas
- 2100 Exibições
- Última mensagem por apotema2010

Qua Mar 03, 2010 11:10
Progressões
-
- [Termo geral]
por GrazielaSilva » Dom Set 30, 2012 15:24
- 2 Respostas
- 2125 Exibições
- Última mensagem por GrazielaSilva

Qui Out 04, 2012 12:20
Progressões
-
- P.A termo geral
por Brendon » Sáb Fev 16, 2013 14:32
- 2 Respostas
- 3964 Exibições
- Última mensagem por Brendon

Sáb Fev 16, 2013 17:58
Progressões
-
- Mostre que (Termo Geral)
por Cleyson007 » Seg Jul 11, 2011 20:50
- 5 Respostas
- 2493 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Ter Jul 12, 2011 09:59
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Progressão] Termo Geral da PA
por Jennifer Moreira » Sáb Out 22, 2011 11:20
- 2 Respostas
- 1843 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Sáb Out 22, 2011 15:17
Progressões
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.