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Estatística - Concurso -

Estatística - Concurso -

Mensagempor Deko » Ter Mai 11, 2010 20:54

Alguém poderia dá uma olhada nessa questão e passar uma possível resolução do
problema?
Questão no google Docs?
http://docs.google.com/Doc?docid=0AQhe87wg2LPSZGdoODdiMnFfNzNkOHQ3djJndA&hl=pt_BR

ESTATÍSTICA - Concurso -
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Re: Estatística - Concurso -

Mensagempor Molina » Ter Mai 11, 2010 22:54

Deko escreveu:Alguém poderia dá uma olhada nessa questão e passar uma possível resolução do
problema?
Questão no google Docs?
http://docs.google.com/Doc?docid=0AQhe87wg2LPSZGdoODdiMnFfNzNkOHQ3djJndA&hl=pt_BR

ESTATÍSTICA - Concurso -

Bom noite, Deko.

a) A média, em milhões de reais, das vendas dessa empresa no período considerado?
Some todos os valores de vendas (em 2003 foi 2, 2004 foi 3, e assim por diante). O valor desta soma você deve dividir pelo número de anos do período (de 2003 a 2008).

b) A razão entre o lucro e a venda em 2005?
Razão nada mais é do que divisão. Então divida o Lucro de 2005 pelas vendas de 2005. Só veja que a venda está em milhões. Então serão 6 milhões; e o lucro está em milhares. Então serão 600 mil.

Facilitou agora? Qualquer coisa poste sua resposta para conferirmos.

Bom estudo, :y:
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Re: Estatística - Concurso -

Mensagempor Deko » Ter Mai 11, 2010 23:29

Então seria isso!
2+3+6+4+5+2 = 22

agora é só dividir por 6 ou seja o numero de anos.
22 pelo 6.
22/6 = 3,6

resposta é 3,6 milhões

b) A razão entre o lucro e a venda em 2005?

a barra do lucro é 600 e a barra das vendas é 6
então

600/6 = 100

Séria isso?
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Re: Estatística - Concurso -

Mensagempor Molina » Qua Mai 12, 2010 19:29

Boa noite.

A a) está correta.

Note que na b) os gráficos estão com unidades diferentes.
O lucro está em milhares. Ou seja, 600 milheres é igual a 600000. Já a unidade de vendas é milhões. Ou seja, 6 milhões é igual a 6000000.

Agora divida esses dois valores em negrito.

:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?