por Douglaspimentel » Seg Mai 10, 2010 14:54
Um baralho comum consiste de 52 cartasseparadas em 4 naipes com 13 cartas de cada um.
Para cada naipe , os valores são 2,3,4,5,6,7,8,9,10,J,Q,K e A. Um baralho comum é embaralhado.
Qual a probabilidade de que as 4 cartas do topo tenham:
a) Valores diferentes?
b) Naipes diferenres?
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Douglaspimentel
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por luucas » Qui Mai 13, 2010 22:16
alguém pode me ajudar em estatistica estou com muita dificuldade em resposder este exercicio.
Através de pesquisas, identificou-se que os candidatos a vendedor, despendem, em média, em um dos testes para contratação, 50 minutos em média com desvio padrão de 15 minutos. A distribuição do tempo de resposta é aproximadamente normal.
a) Que porcentagem de candidatos levará menos de 50 minutos para concluir o teste?
b) Que porcentagem não terminará o teste se o tempo máximo concedido é de 90 minutos?
c) Se 50 candidatos fazem o teste, quantos podem esperar que o terminem nos primeiros 40 minutos?
obrigado!
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luucas
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por Douglasm » Sex Mai 14, 2010 12:20
Primeiramente: Lucas, caso queira ajuda para solucionar um problema,
abra um novo tópico.
Agora respondendo a pergunta do Douglas:
Comecemos determinando o número de casos possíveis (T):
Esse número é o total de combinações de 4 cartas, haja vista que a ordem em que elas aparecem não é relevante.
Agora passemos a letra A:
Nessa situação, os casos favoráveis serão aqueles em que cartas de mesmo valor não aparecem na combinação. Então temos:

Obs: Acima foi feito o seguinte raciocínio: Inicialmente a primeira carta pode ser qualquer uma (52); a segunda pode ser qualquer uma
menos as quatro com o mesmo valor da primeira; a terceira pode ser qualquer uma
menos as oito cartas correspondentes aos valores da primeira e da segunda; a quarta pode ser qualquer uma
menos as 12 cartas correspondentes aos valores anteriores (lembrando que cada carta tem 4 naipes). Levando em conta que a ordem que elas aparecem é irrelevante, devemos dividir esse produto por
4! (que são as permutações das cartas entre si).
A probabilidade é, portanto:

Letra B:

(Foi feito um raciocício análogo ao anterior)

Seria interessante se você tivesse a resposta para conferirmos. Até a próxima.
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Douglasm
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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