por Cleyson007 » Sáb Mai 17, 2008 23:20
Olá, querido professor, tudo bem?
Estou estudando e me deparei com essa questão, gostaria de saber se o procedimento que adotei para resolvê-la se está correto.
A altura média do tronco de certa espécie
de árvore, que se destina à produção de madeira, evolui,
desde que é plantada, segundo o modelo matemático
h(t)= 1,5 + log3 (t +1), com h(t) em metros e t em
anos. Se uma dessas árvores foi cortada quando seu
tronco atingiu 3,5 m de altura, o tempo (em anos) transcorrido
do momento da plantação até o do corte foi de:
a) 9 b) 8 c) 5 d) 4 e) 2
Observação: h(t)= 1,5 + log de (t+1) na base 3.
Eu a resolvi assim: 3,5= 1,5 + log3 (t+1) Peguei o 1,5 que está depois da igualdade e passei para antes da igualdade com o sinal inverso. 3,5 - 1,5= log3 (t+1)
2,0= log 3 (t+1) Peguei a base (o número 3) e elevei ao 2 que está antes da igualdade, ficando 9= t+1, obtendo o valor de 8 para t.
Peço desculpa por ter que explicar tudo escrito, é porque não consegui fazer no site, peço sua compreensão. Qualquer dúvida, é só postar que explico o que fiz.
Um abraço.
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Cleyson007
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por admin » Dom Mai 18, 2008 00:17
Olá Cleyson, tudo bem, boa noite!
A resolução está correta sim!
Apenas um comentário: melhor escrever "com sinal oposto".
Em verdade, o 1,5 não passa para antes da igualdade, pois, de fato, subtraímos 1,5 dos dois membros da equação.
Apenas por curiosidade, veja o que ocorre:






Analogamente ocorre quando dizem que um número passou para o outro lado dividindo, de fato, os dois membros da equação foram divididos por este número.
Ou ainda, o número passou multiplicando, de fato, os dois membros da equação foram multiplicados por este número.
Abraço e bom domingo!
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por Neperiano » Qui Jun 19, 2008 14:36
Conlicensa eu aprendi esse tal de LOGARITMO no primeiro ano do ensino médio, dai a professora do segundo ano no qual estou agora disse que isso é matéria de Terceiro. Afinal é matéria de qual ano? E tipo é muito sem noção como vou colocar a abreviação LOG numa questão assim por exemplo.
Eu sou 5 vezes mais velho que o meu irmão e 10 vezes menos velho que o meu tio. Se o meu pai tem a mesma idade do meu tio e esse nasceu quando minha vó tinha 21 anos. Quantos anos eu tenho se minha vó tem 65 atualmente?
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
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por admin » Qui Jun 19, 2008 16:29
Olá, boas-vindas!
De acordo com a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, este tema consta organizado no 1º ano.
Fonte do MEC, página 128:
Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionaishttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdfSegue um trecho interessante do documento sobre logaritmo:
A explicitação de linguagens, usadas em comum por diferentes disciplinas científicas, permite ao aluno perceber sua universalidade e também distinguir especificidades desses usos. Um exemplo disso é o uso do logaritmo, operação que dá origem a funções matemáticas, mas que também é linguagem de representação em todas as ciências. Ao se ensinar este conceito, operação ou função, o professor de Matemática, inicialmente, mostra que dez milhões –

– é dez vezes dez, sete vezes seguidas, ou seja, dez à potência 7, ou seja,

. Uma operação inversa é o logaritmo na base 10, ou seja,

, que, conhecido o número dez milhões, determina qual a potência de 10 que resulta nele.
Esse aprendizado, no entanto, perderia contexto se não se explicitasse a importância dos logaritmos, em questões tecnológicas e em outras ciências, para expressar grandezas cujo intervalo de variação é exponencial. Por exemplo, o ouvido humano pode ouvir ruídos um trilhão de vezes menores do que o mais intenso a que resiste, no limite da dor. Para conseguir abranger esse imenso intervalo criou-se, a partir da potência sonora, a escala logarítmica de decibéis. Usando essa escala, pode-se situar sons com intensidades variando de 1 a 1 trilhão em um gráfico com só treze divisões, e não um trilhão delas.
Também é logarítmica a escala Richter dos abalos sísmicos. Um aluno que compreender o caráter logarítmico dessa escala saberá que um terremoto caracterizado pelo nível 7 não tem uma intensidade só acrescida em 3, relativamente a um abalo de nível 4, mas sim mil vezes esta intensidade, ou seja, multiplicada por

. Usa-se ainda uma escala logarítmica para definir o pH de substâncias, coeficiente que caracteriza a condição mais ácida ou mais básica de soluções. Também populações de microorganismos podem variar exponencialmente, tornando a escala logarítmica igualmente conveniente em Biologia.
Estas sugestões, que por acaso envolveram funções logarítmicas, poderiam ter envolvido funções trigonométricas, exponenciais ou distribuições estatísticas.
Sobre o problema que você enviou, por que pensou em logarítmo para ele?
Uma equação do primeiro grau resolve, mas para visualizá-la, sugiro montar uma tabela para as pessoas, com as idades no passado e no presente, todas em função de uma única incógnita, por exemplo, "e" para "eu".
A diferença de idades destas colunas será igual para todos.
A partir daí, você pode escrever a equação e encontrar o valor de "e".
No fórum há alguns problemas de idades, tente utilizar a busca do site para localizar exemplos.
Conforme minhas contas, o "eu" do enunciado tem 4,4 anos (ou 4 anos, 4 meses e 24 dias, aproximadamente), você pode testar o valor no próprio enunciado.
Bons estudos!
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por Neperiano » Qui Jun 19, 2008 16:34
Bom dia
Assim tem 4,4 sim, mas não é isso que importa o que queria saber é se qualquer problema pode ser resolvido por logaritmo, mas ja li la no estatuto que deve-se usar na função inversa do exponencial.
Obrigado
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Assunto:
Taxa de variação
Autor:
felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44
Como resolvo uma questao desse tipo:
Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?
A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de

Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é
Alguem me ajuda? Agradeço desde já.
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47
V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3
V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³
Derivando:
dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3
Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17
Temos que o volume é dado por:
Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:
Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

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