por henrivoador » Seg Abr 19, 2010 20:37
E ai gente,

essa é uma questão de concurso, já tá com a resolução. Minha dúvida, isso é logarítmo?
Pergunto isso pq das propriedades que tenho aqui não consta essa forma, quem tiver mais experiência no assunto e puder falar a respeito agradeço.
Henrique
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por MarceloFantini » Seg Abr 19, 2010 21:38
Lembre-se da definição de logaritmo:

. O que isso quer dizer? Que

é o número que, quando

é elevado a ele, resulta em

. Ou seja, logaritmo nada mas é que o expoente de uma base.
Com isso em mente, vejamos a colocação do exercício:

. Isto está certo, pois está de acordo com a definição de logaritmo. Mas o que é pedido é

. Isso significa que devemos trabalhar com as propriedades de potenciação:

.
Espero que tenha ficado mais claro.
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por henrivoador » Qui Abr 22, 2010 15:06
bah fantini te agradeço muito...já foi bem esclarecedor, valeu mesmo!
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por henrivoador » Qui Abr 22, 2010 19:32
fantini deixa eu te perguntar outra coisa... mas tipo: tu sabe pq ele menciona tomando 1,7 como para In6 no enunciado?
Pois quando eu multiplico -0,02*t eu vou ter -1,7, eu não preciso disso que está enunciado p/fazer a conta, certo?
só que e-1,7 vai dar 1/0,58
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por Molina » Qui Abr 22, 2010 21:39
henrivoador escreveu:fantini deixa eu te perguntar outra coisa... mas tipo: tu sabe pq ele menciona tomando 1,7 como para In6 no enunciado?
Pois quando eu multiplico -0,02*t eu vou ter -1,7, eu não preciso disso que está enunciado p/fazer a conta, certo?
só que e-1,7 vai dar 1/0,58
Se eu entendi bem tu quer saber como ele sabe que

. É isso?
Este é um valor aproximado e ele obteve usando uma calculadora,
tipo esta.

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por henrivoador » Sex Abr 23, 2010 11:07
oi molina não sei se tu tu viu os outros posts ali encima, no enunciado ele diz q 1,7 é o valor aproximado para In6. Só que isso de fato serve pra alguma coisa?
pq... e -0,02xt = -1,7 .... q pelo q o fantini falou seria o que eu vou usar... e ñ faria sentido usar o de cima, não teria onde aplicar nesse problema, não sei se seria isso..
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por MarceloFantini » Sáb Abr 24, 2010 00:43
Isso de fato serve pra alguma coisa, serve pra resolver o problema.
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por henrivoador » Seg Abr 26, 2010 13:07
obrigado pelo esclarecimento fantini.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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