por Fernanda Lauton » Seg Mar 29, 2010 17:41
As placas de automóveis são formadas por três letras:
a) quatro algarismos. Quantas placas podemos formar, utilizando apenas as vogais e os algarismos pares?
b) quantas placas seriam formadas se os algarismos não pudessem ser repetidos em uma mesma placa?
Em um campeonato de futebol com a participação de 12 clubes, de quantas maneiras diferentes poderemos ter um campeão e um vice campeão?
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por Elcioschin » Seg Mar 29, 2010 22:05
a) 3 vogais + 4 algarismos pares
___ ___ ___ | ___ ___ ___ ___
.5....5....5.....5....5....5....5 ------> N = 5^7 ----> N = 78 125
b) 26 letras + 10 algarismos
___ ___ ___ | ___ ___ ___ ___
.26..26..26....10...9....8...7 ----> N = 26³*10*9*87 ---> N = Faça as contas
c) 12 clubes
___ ___
12 ..11 ----> N = 12*11 ----> N = 132
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por Fernanda Lauton » Seg Abr 05, 2010 17:40
Muito obrigada... parecia impossivel de resolver agora com a sua ajuda vejo que é mt simples.
mt obrigada mesmo bjs...
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por adriano_casp » Qui Abr 08, 2010 21:56
PRECISO DE AJUDA - JÁ QUEIMEI TUDO QUE ERA DE NEURONIO
47.Ao atribuir ordenadamente os pesos 2, 3, 2 e 3 às médias trimestrais, em Matemática, de um certo aluno, do primeiro ao
quarto trimestres, um professor encontra a média ponderada anual de 7,5. Atribuindo, todavia, pesos 3, 2, 3 e 2, do primeiro
ao quarto trimestre, nesta ordem, encontra, por sua vez, média ponderada anual igual a 5. Assinale a alternativa que
apresenta a média aritmética das quatro médias trimestrais deste aluno.
A) 3,125
B) 2,5
C) 6,25
D) 7,25
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por adriano_casp » Qui Abr 08, 2010 22:42
por favor me ajudem, esse é dificil mesmo
52.Um professor de Matemática elabora uma lista de quatro atividades a serem executadas por quatro duplas, sendo uma única
atividade destinada para cada dupla. Estas duplas devem ser formadas agrupando-se oito de seus alunos. Quantas listas
deste tipo podem ser formadas?
A) 2.520
B) 24
C) 60.480
D) 40.320
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por Elcioschin » Sex Abr 09, 2010 11:07
Adriano
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método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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