por Sohrab » Qui Mar 18, 2010 18:15
Bom dia pessoal.
Estou no ensino médio e estamos aprendendo geometria analítica.
Eu nunca fui de usar fôrmulas e coisas do tipo, sempre deduzi as mesmas, ou pelo menos quando as uso diretamente, sei como "chegar" nelas. Porém, no estudo do ponto, vimos que há como saber se os pontos são colineares caso a determinante de tal matriz seja 0. Exemplo:




Alguém poderia me explicar o porque disto? Como alguém chegou nisso, etc.
Outra coisa: isso só serve no caso de 3 pontos?
Obrigado.
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Sohrab
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por Molina » Sex Mar 19, 2010 09:48
Sohrab escreveu:Bom dia pessoal.
Estou no ensino médio e estamos aprendendo geometria analítica.
Eu nunca fui de usar fôrmulas e coisas do tipo, sempre deduzi as mesmas, ou pelo menos quando as uso diretamente, sei como "chegar" nelas. Porém, no estudo do ponto, vimos que há como saber se os pontos são colineares caso a determinante de tal matriz seja 0. Exemplo:




Alguém poderia me explicar o porque disto? Como alguém chegou nisso, etc.
Outra coisa: isso só serve no caso de 3 pontos?
Obrigado.
Bom dia.
Legal sua dúvida de onde vem "as coisas". Pouca gente tem essa curiosidade. Na minha opinião não tem forma melhor de entender os assuntos.
Quanto a sua questão o modo mais fácil de entender este procedimento é pensando que dados os pontos

,

e

eles, formam um triângulo, tal que a
área deste triângulo é igual ao determinante da matriz definida por:

Como três pontos colineares não formam um triângulo,
OU FORMAM UM TRIÂNGULO COM ÁREA ZERO, fazemos este determinante igual a 0.
Ficou mais claro?

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por Sohrab » Sex Mar 19, 2010 18:13
Obrigado pela resposta, Molina. Você me esclareceu algumas coisas, mais ainda não chegou a onde eu queria. Ao questionar meu professor sobre, ele me explicou que chegaram nisso pelo teorema de Tales, e "algum desocupado" percebeu que em certa parte do teorema, as equações ficavam iguais ao calcular o determinante de tal matriz.
O que eu quero mesmo saber, é qual a relação dessa matriz com o fato dos pontos estarem alinhados. Seria algo como "dissecar" a matriz. Eu mesmo não consigo descrever o que eu quero saber, e me desculpo por isso. Espere que talvez tenha ficado mais claro agora.
Abraços.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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