por NLAA » Qui Mar 15, 2018 20:52
Boa tarde,
Quero provar a um amigo, a situação seguinte que ocorreu no outro dia na vida real:
Se numa rodovia de pista múltipla que possui 3 faixas de rolamento na mesma direção e entretanto tem uma saida para um posto de abastecimento, o que muita galera quando pela manhã o tráfego está pegando feio, é usar a saída do posto de abastecimento para entrar mais na frente, e assim ultrapassar outros veiculos.
O que eu quero provar ao meu amigo, é que embora seja pura sacanagem, ainda assim pelo facto que mais carros usam a saida para o posto de abastecimento para ultrapassar os veiculos que estão andando muito devagar na fila, que ajuda a fluir o tráfego, e que todos os carros vão chegar mais depressa ao seu destino.
Ele diz que não, que usar aquela saida não vai tornar o percurso mais rápido para todos os carros, apenas os carros que usam a saida do posto de abastecimento e voltam a entrar na faixa mais a frente é que vao chegar na frente. Eu até poderia concordar com ele se todos os carros rodassem na mesma velocidade,mas ainda assim fico com dúvidas, mas como nunca é esse o caso, pois embora o tráfego seja efetivamente lento, o facto de durante um pequeno periodo de tempo haver essa suposta 4 faixa de rolamento, então todos os carros vao chegar mais cedo no seu destino, correto.
Como posso provar para ele, matematicamente?
Muito Obrigado
-
NLAA
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 1
- Registrado em: Qui Mar 15, 2018 20:22
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Administração
- Andamento: formado
Voltar para Aritmética
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- como chega ao resultado
por giboia90 » Dom Ago 19, 2012 17:41
- 5 Respostas
- 2405 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Seg Ago 20, 2012 14:09
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Rebaixamento de Rodovia após um tremor!
por Alerecife » Ter Set 18, 2012 12:27
- 2 Respostas
- 1651 Exibições
- Última mensagem por Alerecife

Ter Set 18, 2012 21:16
Geometria Analítica
-
- Quem é maior?
por victoreis1 » Qui Nov 25, 2010 18:40
- 19 Respostas
- 15840 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Seg Dez 13, 2010 01:24
Desafios Fáceis
-
- Pra quem sabe !!
por brunox1x » Dom Jun 16, 2013 15:33
- 1 Respostas
- 3730 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Ter Fev 18, 2014 09:28
Desafios Fáceis
-
- Quem ajuda a determinar?
por taites7 » Dom Nov 08, 2009 14:23
- 1 Respostas
- 1796 Exibições
- Última mensagem por Molina

Seg Nov 09, 2009 12:36
Matrizes e Determinantes
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.