por petras » Qui Out 20, 2016 10:35
Alguém poderia ajudar. Desde já fico grato!
Se :

com n

N - {0} então n é igual a: R:
![2 \sqrt[]{x} 2 \sqrt[]{x}](/latexrender/pictures/1dfcdb3a3df3760c12612cb77a9cf694.png)
)
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petras
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por DanielFerreira » Sáb Out 22, 2016 17:16
petras escreveu:Alguém poderia ajudar. Desde já fico grato!
Se :

com n

N - {0} então n é igual a: R:
![2 \sqrt[]{x} 2 \sqrt[]{x}](/latexrender/pictures/1dfcdb3a3df3760c12612cb77a9cf694.png)
)
De início, aplicamos uma das propriedades de potência, veja:
![\\ \mathsf{2^{- 1} \cdot 2^{- 3} \cdot 2^{- 5} \cdot ... \cdot 2^{1 - 2n} = \left ( \frac{1}{16} \right )^x} \\\\ \mathsf{2^{- 1 - 3 - 5 - ... - (1 - 2n)} = (2^{- 4})^x} \\\\ \mathsf{2^{- [1 + 3 + 5 + ... + (- 1 + 2n)]} = 2^{- 4x}} \\ \mathsf{2^{- 1} \cdot 2^{- 3} \cdot 2^{- 5} \cdot ... \cdot 2^{1 - 2n} = \left ( \frac{1}{16} \right )^x} \\\\ \mathsf{2^{- 1 - 3 - 5 - ... - (1 - 2n)} = (2^{- 4})^x} \\\\ \mathsf{2^{- [1 + 3 + 5 + ... + (- 1 + 2n)]} = 2^{- 4x}}](/latexrender/pictures/8d054b87e93b96e6a8603d80457b3836.png)
Igualando os expoentes,
![\\ \mathsf{- [1 + 3 + 5 + ... + (- 1 + 2n)] = - 4x} \\\\ \mathsf{\underbrace{\mathsf{1 + 3 + 5 + ... + (- 1 + 2n)}}_{P.A \ crescente \ cuja \ raz\~ao \ vale \ 2} = 4x} \\ \mathsf{- [1 + 3 + 5 + ... + (- 1 + 2n)] = - 4x} \\\\ \mathsf{\underbrace{\mathsf{1 + 3 + 5 + ... + (- 1 + 2n)}}_{P.A \ crescente \ cuja \ raz\~ao \ vale \ 2} = 4x}](/latexrender/pictures/246d86150eb1a27d705584304d0fecef.png)
Assim, podemos encontrar o valor da soma aplicando o conceito de progressão aritmética, veja:

Por fim, temos que:

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por petras » Seg Out 24, 2016 09:19
Grato Daniel pela ajuda, Estava trabalhando apenas com a parte final da expressão por isso não conseguia chegar na resposta.
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por DanielFerreira » Seg Out 24, 2016 22:08
Não há de quê, meu caro!
Ajude, também, quando souber!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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