por bra » Qua Mai 18, 2016 19:43
"Numa sala de aula com 37 alunos, pelo menos 4 deles fazem aniversário no mesmo mês. Por quê?"
A resposta a este problema foi dada pelo professor da seguinte forma: 37:12 = 3 + 1 (sendo 1 o resto da divisão entre alunos e meses do ano, logo: 37 = 12*3 + 1.)
Entretanto, qual a lógica disto? Como se pode afirmar isto com certeza? Numa mesma sala pode até, por mais improvável, ser que todos os alunos tenham nascido no mesmo mês! Quiça no mesmo dia! Alguém pode elucidar o porque desta afirmação?
Caso tenha postado em local inadequado ou qualquer outra coisa por favor me digam, li os protocolos iniciais para postar, mas mesmo assim é bom contar com a informação de vocês. Muito agradecido em adiantado!
-
bra
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qua Mai 18, 2016 15:33
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Daniel Bosi » Qui Mai 19, 2016 09:20
Esse problema segue o que chamamos de princípio da casa dos pombos. Perceba o seguinte: o enunciado está afirmando que pelo menos, ou seja, no mínimo 4 alunos fazem aniversário em um mesmo mês, nesse cenário.
Se a sala tivesse 12 alunos, na "pior das hipóteses" cada aluno faria aniversário em um mês diferente, precisando de um mínimo de 13 alunos para ao menos 2 fazerem aniversário em um mesmo mês.
Se todos os 37 alunos tivessem nascido no mesmo mês o princípio continua valendo, pois há mais que 4 alunos fazendo aniversário em um mesmo mês.
-
Daniel Bosi
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 26
- Registrado em: Seg Mai 16, 2016 21:37
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por bra » Qui Mai 19, 2016 10:22
Ah, ficou mais claro agora Daniel! Interessante, percebo que meu pensamento tem que estar mais focado e de preferência nem um pouco disperso para analisar situações matemáticas... e não só essas rsrsrs A situação então na verdade é que foi dada uma premissa e eu tenho que resolver de acordo com ela, e não pensar em possibilidades alheias à situação (pois a lógica a ser tratada é de acordo com ela), até porque, para chegar realmente a alguma conclusão é necessária alguma informação inicial, esta foi dada pelo enunciado. Quanto ao "princípio dos pombos" lerei a respeito.
Agradeço sua colaboração, me põe a pensar e compreender melhor como me é necessário focar bastante nas situações, matemáticas ou não. Legal!
-
bra
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qua Mai 18, 2016 15:33
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Viper » Sex Mar 01, 2019 16:14
bra escreveu:Ah, ficou mais claro agora Daniel! Interessante, percebo que meu pensamento tem que estar mais focado e de preferência nem um pouco disperso para analisar situações matemáticas... e não só essas rsrsrs A situação então na verdade é que foi dada uma premissa e eu tenho que resolver de acordo com ela, e não pensar em possibilidades alheias à situação (pois a lógica a ser tratada é de acordo com ela), até porque, para chegar realmente a alguma conclusão é necessária alguma informação inicial, esta foi dada pelo enunciado. Quanto ao "princípio dos pombos" lerei a respeito.Agradeço sua colaboração, me põe a pensar e compreender melhor como me é necessário focar bastante nas situações, matemáticas ou não. Legal!
Boa tarde Daniel, tive exatamente a mesma dúvida nessa questão, após procurar muito pela net fui achar através do seu questionamento aqui neste Fórum (e das respostas evidentemente), a resposta, ou melhor o entendimento desta questão.
Obrigado a ti e aos que responderam!

-
Viper
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 1
- Registrado em: Qui Fev 28, 2019 21:11
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Voltando a estudar após aposentado
- Andamento: formado
Voltar para Aritmética
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Qual a lógica correta] Achar registros que excederam
por Xprata » Sex Jan 31, 2014 16:19
- 0 Respostas
- 9053 Exibições
- Última mensagem por Xprata

Sex Jan 31, 2014 16:19
Lógica
-
- [LÓGICA] simplificação lógica e leis de equivalência
por MatheusComp606 » Qua Ago 24, 2016 16:13
- 1 Respostas
- 5278 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Seg Ago 29, 2016 15:34
Lógica
-
- Lógica
por Neperiano » Qui Jun 19, 2008 16:48
- 17 Respostas
- 26080 Exibições
- Última mensagem por Neperiano

Sex Nov 11, 2011 15:51
Desafios Enviados
-
- lÓGICA
por Jaison Werner » Qui Set 15, 2011 11:28
- 2 Respostas
- 3402 Exibições
- Última mensagem por Neperiano

Qui Nov 10, 2011 15:31
Lógica e Conjuntos
-
- Lógica
por Pstefani » Ter Set 20, 2011 19:56
- 1 Respostas
- 2429 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Ter Set 20, 2011 21:40
Sistemas de Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.