por jacquelinerocha » Ter Mai 10, 2016 15:32
Boa tarde, tentei diversas vezes resolver essa questão mas o meu resultado sempre é diferente do gabarito; não sei onde estou errado, pois aplico as propriedades de radiciação e potenciação corretamente.
Minha resposta:
![\sqrt[4]{{x}^{3}} \sqrt[4]{{x}^{3}}](/latexrender/pictures/46d1f2f6e292f0791dc432fde4790fdc.png)
.
Gabarito:
![\sqrt[6]{x} \sqrt[6]{x}](/latexrender/pictures/7baacec262ec6bf70e07a43caafd027a.png)
(EsPCEx) Sendo x > 0, efetue
![\sqrt[4]{{x}^{3}\sqrt[2]{{x}^{2}}}/\sqrt[3]{\sqrt[4]{{x}^{3}}} \sqrt[4]{{x}^{3}\sqrt[2]{{x}^{2}}}/\sqrt[3]{\sqrt[4]{{x}^{3}}}](/latexrender/pictures/126c1c638f35f44dfa3712230aa0af0f.png)
Fiz desta duas forma:
1º)
![\sqrt[4]{{x}^{3}\sqrt[2]{{x}^{2}}}/\sqrt[3]{\sqrt[4]{{x}^{3}}}= \sqrt[4]{{x}^{3}*x}/\sqrt[12]{{x}^{3}}= \sqrt[4]{{x}^{4}}/\sqrt[4]{x}= \sqrt[4]{{x}^{4}/x}= \sqrt[4]{{x}^{3}} \sqrt[4]{{x}^{3}\sqrt[2]{{x}^{2}}}/\sqrt[3]{\sqrt[4]{{x}^{3}}}= \sqrt[4]{{x}^{3}*x}/\sqrt[12]{{x}^{3}}= \sqrt[4]{{x}^{4}}/\sqrt[4]{x}= \sqrt[4]{{x}^{4}/x}= \sqrt[4]{{x}^{3}}](/latexrender/pictures/c342452a89175f5958b59f7f97c61359.png)
2º)
![\sqrt[4]{{x}^{3}\sqrt[]{{x}^{2}}}/\sqrt[3]{\sqrt[4]{{x}^{3}}}=
\sqrt[4]{{x}^{3}*({x}^{2})^\frac{~1}{2})}/\sqrt[3]{({x}^{3})^\frac{1}{4}}=
\sqrt[4]{{x}^{3}*x}/\sqrt[3]{{x}^{\frac{3}{4}}}=
({x}^{4})^\frac{1}{4}/{x}^{\frac{3}{4}*\frac{1}{3}}=
x/{x}^{\frac{1}{4}}=
{x}^{\frac{3}{4}}=\sqrt[4]{{x}^{3}} \sqrt[4]{{x}^{3}\sqrt[]{{x}^{2}}}/\sqrt[3]{\sqrt[4]{{x}^{3}}}=
\sqrt[4]{{x}^{3}*({x}^{2})^\frac{~1}{2})}/\sqrt[3]{({x}^{3})^\frac{1}{4}}=
\sqrt[4]{{x}^{3}*x}/\sqrt[3]{{x}^{\frac{3}{4}}}=
({x}^{4})^\frac{1}{4}/{x}^{\frac{3}{4}*\frac{1}{3}}=
x/{x}^{\frac{1}{4}}=
{x}^{\frac{3}{4}}=\sqrt[4]{{x}^{3}}](/latexrender/pictures/2df575eb963385dff4916819a0a14179.png)
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por nakagumahissao » Qui Mai 12, 2016 04:58
Sua resposta está correta.
Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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por jacquelinerocha » Qui Mai 12, 2016 13:35
Obrigada
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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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