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por Lana Brasil » Dom Abr 17, 2016 20:06
Boa noite.
A tabela abaixo apresenta uma regularidade operacional. Descubra o padrão algébrico.
Entrada -
Saída -
Resposta: Padrão algébrico = (4w/3)-1
A cada entrada corresponde uma saída, respectivamente. Os espaços com traços são para completar depois de encontrar o padrão algébrico.
Nunca vi nada desse tipo. Já fiz diversos exercícios de sequência, onde se consegue relacionar a figura com a quantidade de elementos com facilidade.
Estou há mais de 3 hs fazendo todas as tentativas possíveis. Não consegui descobrir.
Por favor, poderiam me explicar como raciocinar para descobrir esse padrão. Queria entender como montar a relação de entrada e saída.
Agradeço pela ajuda.
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Lana Brasil
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por adauto martins » Ter Abr 19, 2016 18:48
ai lana,
por favor vc pode especificar a materia ,onde eu possa ver qual é desse exercicio...
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adauto martins
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por Lana Brasil » Qua Abr 20, 2016 08:23
adauto martins escreveu:ai lana,
por favor vc pode especificar a materia ,onde eu possa ver qual é desse exercicio...
Bom dia.
Não sei responder, pois o professor não falou. O que ele disse é que a resolução é do ensino fundamental.
Estamos sempre estudando diversas matérias ao mesmo tempo, revisando todos os conteúdos. E esse exercício foi um deles.
Obrigada.
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Lana Brasil
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por adauto martins » Sex Abr 22, 2016 20:07
minha cara lana,
esse problema é muito "estranho" p/mim,mas vou relatar aqui o q. pude fazer p/pelo menos dar uma pista da soluçao,q. tem mais haver com logica...
1)uma entrada corresponde a uma saida...no problemas temos 4 entradas (36-3,69)e 6 saidas (-7,1,5-11),onde o traço(-) correpondera ao padrao algebrico,o q. ja é um contra-ponto da questao,ou uma saida tera q.corresponder a pelo menos 2 numeros...
na entrada vc ve q. os numeros sao multiplos de 3,ou seja N=3n...nas saidas sao dois:t=3n-2,v=3n-1,q. seguidos e alternados descrevem os numeros da saida...vamos criar aqui uma funçao,q. nao é bijetiva...f(n)=3n-2 ou f(n)=3n-1 seguidos e alternadas...seguinda a logica do problema,uma entrada correspondera a uma saida teremos entao...36=f(n)=3n-2,pois...7=3*3-2...1=3*1-2...5=3*2-1...-=3*n-1...11=3*4-1...veja q. os numeros da saida sao todos impares...entao:
o q. aqui refutaria o problema,pois n é um natural...e assim seria com os demais,entao p/mim da forma esta o problema nao ha sol. se caso seu professor,ou alguem aqui resolve-lo poste-o pq eu gostaria de saber como resolve-lo,se tiver soluçao...
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adauto martins
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por Lana Brasil » Dom Mai 01, 2016 15:39
adauto martins escreveu:minha cara lana,
esse problema é muito "estranho" p/mim,mas vou relatar aqui o q. pude fazer p/pelo menos dar uma pista da soluçao,q. tem mais haver com logica...
1)uma entrada corresponde a uma saida...no problemas temos 4 entradas (36-3,69)e 6 saidas (-7,1,5-11),onde o traço(-) correpondera ao padrao algebrico,o q. ja é um contra-ponto da questao,ou uma saida tera q.corresponder a pelo menos 2 numeros...
na entrada vc ve q. os numeros sao multiplos de 3,ou seja N=3n...nas saidas sao dois:t=3n-2,v=3n-1,q. seguidos e alternados descrevem os numeros da saida...vamos criar aqui uma funçao,q. nao é bijetiva...f(n)=3n-2 ou f(n)=3n-1 seguidos e alternadas...seguinda a logica do problema,uma entrada correspondera a uma saida teremos entao...36=f(n)=3n-2,pois...7=3*3-2...1=3*1-2...5=3*2-1...-=3*n-1...11=3*4-1...veja q. os numeros da saida sao todos impares...entao:
o q. aqui refutaria o problema,pois n é um natural...e assim seria com os demais,entao p/mim da forma esta o problema nao ha sol. se caso seu professor,ou alguem aqui resolve-lo poste-o pq eu gostaria de saber como resolve-lo,se tiver soluçao...
Boa tarde Adauto.
Agradeço muito pela ajuda.
O professor finalmente ensinou com conhecimentos apenas do fundamental.
Usando dois pares que tem Entrada e Saída:
entrada de 6 até -3 = 9 saída de 7 até -5 = 12 dividindo 12/9 = 4/3
fazemos 4/3 . 6 = 8, qual a operação para chegar em 7? -1, ou seja, 4/3x - 1 é a resposta.
Espero ter conseguido explicar direito.
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Lana Brasil
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por adauto martins » Seg Mai 02, 2016 14:45
minha cara lana,
a soluçao apresentada pelo seu professor eu nao concordo,vamos aos meus argumentos...
entrada(36,-,69)
saida(-,7,1,5,-11)...
1)primeiramente,como dito anteriormente,4 entradas e 6 saidas,nao faz sentido...
2)o par (3,6)
(7,5)...nao se tem o par (3,6),tem o num.36...e a conta feita é mais uma induçao a uma resposta da saida,q. propriamente uma soluçao...desculpe-me mas é isso...
ps-nosso ensino de matematica esta cada vez mais defasado,sem qualidade e intençao de se fazer matematica...isso nao é pra vc,minha cara lana,mas sim pra um sistema de educaçao cada vez pior...
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adauto martins
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método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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