Estou estudando integração, e me deparei com o seguinte exercício:
Após pegar a variável u e sua derivada, , eu coloco na integral, com os valores limites recalculados, mas eu não consigo entender o por que o que esta fora do parenteses 'some' da integração, na proxima etapa onde eu iria colocar o para ser integrado, eu já coloco mais o .
Por que, sendo que, se eu tivesse que calcular a anti-derivada do , eu deveria colocar na equação p/ ser calculada também ?
Quando você faz o próximo passo será achar o valor de para substituir na integral, porque agora estará em função de e não mais em função de Então ficará:
Aí você substitui na Integral.
Como é tudo produto, você pode simplificar o do numerador por o do denominador. Ficando assim:
Você pode passar a constante para fora Integral:
Assim você pode desenvolver o restante da Integral. (Caso tenha alguma duvida sobre o restante do desenvolvimento, é só falar.) Espero ter ajudado. Abraços.
"Felizes aqueles que se divertem com problemas que educam a alma e elevam o espírito". (Fenelon)
Preciso de ajuda na solução deste problema, pois só chego ao resultado de 0 sobre 0.
Obrigado
\lim_{x\rightarrow-1} x³ +1/x²-1[/tex]
Assunto: cálculo de limites
Autor: Molina - Seg Ago 25, 2008 13:25
Realmente se você jogar o -1 na equação dá 0 sobre 0.
Indeterminações deste tipo você pode resolver por L'Hôpital
que utiliza derivada.
Outro modo é transformar o numerador e/ou denominador
para que não continue dando indeterminado.
Dica: dividir o numerador e o denominador por algum valor é uma forma que normalmente dá certo.
Caso ainda não tenha dado uma , avisa que eu resolvo.