por Rodrigo Tomaz » Sex Fev 19, 2010 11:36
Olá, bom dia...
Tenho uma dúvida quanto à idéia final duma questão.
Seu enunciado apenas diz: "Se
a e
b são números reais tais que
![\sqrt[2]{\frac{a}{b}}+\sqrt[2]{\frac{b}{a}}=\sqrt[2]{13} \sqrt[2]{\frac{a}{b}}+\sqrt[2]{\frac{b}{a}}=\sqrt[2]{13}](/latexrender/pictures/231a482ada01239aeb61a385c37cc927.png)
, quanto vale
![\left|\sqrt[2]{\frac{a}{b}}-\sqrt[2]{\frac{b}{a}} \right| \left|\sqrt[2]{\frac{a}{b}}-\sqrt[2]{\frac{b}{a}} \right|](/latexrender/pictures/f620f4a8e0030886907861db4ec387cd.png)
?"
Então, eu comecei pela primeira expressão jogando a raiz quadrada do valor "13" para o outro lado:
![\left(\sqrt[2]{\frac{a}{b}}+\sqrt[2]{\frac{b}{a}} \right)^2=13 \left(\sqrt[2]{\frac{a}{b}}+\sqrt[2]{\frac{b}{a}} \right)^2=13](/latexrender/pictures/b53e050df01a58dad78f344a69249aae.png)
Em seguida fui fazendo a resolução comum:

Logo...

Daí então não consegui complementar a idéia.
Caro professor:
Será que o Senhor pode me ajudar a terminá-la? Ou ainda me dizer se esta idéia não tem fundamento pra achar a resposta em questão?
Agradeço sua atenção e espero resposta.
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Rodrigo Tomaz
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por guijermous » Qui Mar 04, 2010 15:48
Boa, tb não consegui resolver. Alguem poderia ajudar?
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por MarceloFantini » Qui Mar 04, 2010 22:38
Boa noite.
Não tenho certeza da resolução, mas aqui está como eu tentei.

Multiplicando a primeira fração por

em cima e embaixo, e fazendo o mesmo processo na segunda só que multiplicando por

, temos:


Multiplicando por

dos dois lados:

Elevando ao quadrado:


Somando-se

dos dois lados:


Extraindo a raiz quadrada:

Dividindo-se os dois lados por

:


Multiplicando a primeira fração por

em cima e embaixo, e multiplicando a segunda por

do mesmo modo:

Portanto:

Acredito que seja isso.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Futuro MATEMÁTICO
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por Rodrigo Tomaz » Qui Mar 04, 2010 23:16
Boa noite Fantini,
muito obrigado sua resposta está certíssima!
tentei fazer mas achei que a resolução era isolada! mas pelo seu raciocínio vejo que não é tão complicado...
que Deus te abençoe fica na paz vlw!
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Rodrigo Tomaz
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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