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Matematica aplicada, funções

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Mensagempor d4rwin » Ter Ago 18, 2015 09:22

Pessoal, tenho uma enorme dificuldade quando o exercicio matematica exige de mim interpretação, e eu tenho que montar a função que vá calcular o que se pede.
estou desenvolvendo muito exercicios para tentar facilitar a interpretação, mas em alguns não consigo chegar no resultado, esse foi mais um que não deu certo.

1. A "fórmula 95" dá direito de um trabalhador se aposentar quando a soma de sua idade (em anos) e seu tempo de serviço (em anos) resulte em 95. Considere que uma pessoa comece a trabalhar com 22 anos. Com que idade ela se aposentará, de acordo com essa fórmula?
d4rwin
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Re: Matematica aplicada, funções

Mensagempor nakagumahissao » Ter Ago 18, 2015 12:23

D4rwin,

A forma de raciocionar é bem simples. Eu faço da seguinte forma (outros podem fazer diferentemente). Eu vou lendo a questão e quando me deparo com alguma informação importante, tento transformar o que lí em uma equação, fórmula, designação de variável, etc. e depois de ler umas duas ou três vezes para ter certeza de que minhas fórmulas e números representam mesmo o que eu estou lendo, passo para a resolução do problema, buscando aquilo que me foi pedido na questão.

Vou explicar melhor. No caso do problema que passou:

A "fórmula 95" dá direito de um trabalhador se aposentar quando a soma de sua idade (em anos) e seu tempo de serviço (em anos) resulte em 95. Considere que uma pessoa comece a trabalhar com 22 anos. Com que idade ela se aposentará, de acordo com essa fórmula?

Nesta parte, você deveria começar então a se questionar. "Como posso colocar isso em uma fórmula ou expressar esta informação com números?". Pensando desta forma, vamos colocar isso no papel: Ele diz, esta fórmula 95 dá direito de um trabalhador se aposentar quando a "SOMA"... Opa! Temos que somar alguma coisa e para somarmos alguma coisa, precisamos de no mínimo 2 coisas! Então nos perguntamos: Vamos somar o que? Precisamos de 2 coisas no mínimo!

Então continuamos a ler: "SOMA DE SUA IDADE... E SEU TEMPO DE SERVIÇO" (Que estão em anos!), então, precisamos criar duas "VARIÁVEIS" para representar cada coisa. Quando eu digo representar, quero dizer que IDADE e TEMPO DE SERVIÇO podem ser representados por uma letra do nosso alfabeto. Eles são como atores de novela, representando outra pessoa. Então, para que a gente possa somar essas duas coisas, precisamos abreviar nosso trabalho e criando duas variáveis (uma para cada coisa), facilitará nossas contas. Assim, começamos "dando nomes aos bois", da seguinte maneira - repare no texto:

"Sejam I a Idade e T o Tempo de Serviço..."

Agora, para somar alguma coisa, precisamos colocar este resultado em algum lugar. Precisamos de um variável também para o resultado desta soma. Então vamos criar mais uma variável da seguinte maneira:

"Sejam S a soma da Idade com o Tempo de Serviço, I a Idade e T o Tempo de Serviço..."

Agora podemos prosseguir e mostrar nossa equação:

"Sejam S a soma da Idade com o Tempo de Serviço, I a Idade e T o Tempo de Serviço, então: S = I + T".

Fazendo S = I + T é muito mais simples do que:

SOMA DAS IDADE COM O TEMPO DE SERVIÇO = IDADE + TEMPO DE SERVIÇO

não é mesmo? Por isso criamos as variáveis para facilitar.

Retornando ao nosso texto, vamos prosseguir:

A "fórmula 95" dá direito de um trabalhador se aposentar quando a soma de sua idade (em anos) e seu tempo de serviço (em anos) resulte em 95. Considere que uma pessoa comece a trabalhar com 22 anos. Com que idade ela se aposentará, de acordo com essa fórmula?

Veja que ele diz que a soma da idade e o tempo de serviço deverão atingir 95 para poder se aposentar. Assim, como já temos a fórmula da soma S = I + T, podemos dizer que o "S", que e a soma da idade e do tempo de serviço deverão ser 95 para poder se aposentar. Isso que dizer o que? Que S TEM que ser 95 para se aposentar! Logo,

S = 95

Essa é a condição para o trabalhador ganhar a aposentaria nessa fórmula 95. Assim terminamos de identificar as partes "MATEMÁTICAS" desta frase. Vamos sumarizar abaixo o que já temos:

S = I + T
S = 95

Agora vamos prosseguir e identificar as partes "MATEMÁTICAS" que existem no restante do parágrafo do enunciado:

"Considere que uma pessoa comece a trabalhar com 22 anos[/color]. Com que idade ela se aposentará, de acordo com essa fórmula?"

Nesta parte em azul, ele diz que o trabalhador começa a trabalhar com 22 anos. Isso não é uma suposição, é uma afirmação, é uma certeza neste caso em particular. Assim, você teria que pensar. 22 anos tem a ver com o I ou com T, ou seja, com a Idade ou com o Tempo de Serviço (os dois são em anos)! Veja bem, "o trabalhador começa a trabalhar com 22 anos" e colocado de outra forma, ficaria: "O trabalhador começa a trabalhr com a IDADE de 22 anos", não é mesmo? Pois não teria sentido dizer que o tempo de serviço dele começou com 22 anos! A pessoa começa seu tempo de serviço no Tempo = Zero!. Portanto, esta frase indica que a Idade para o cálculo deverá ser 22 anos! Escrevendo isso na forma "MATEMÁTICA" ficaria:

I = 22

Até aqui, tudo bem? Alguma dúvida? Me pergunte se necessário!

Vamos colocar agora tudo que encontramos:

Sabemos que S = I + T, que S = 95 e que I = 22.

O restante da frase diz:

"Considere que uma pessoa comece a trabalhar com 22 anos. Com que idade ela se aposentará, de acordo com essa fórmula?"

- Com que idade ela se aposentará, de acordo com essa fórmula? - É uma PERGUNTA (tem ponto de interrogação!). Assim, esta é a parte que precisamos guardar em mente e resolver o problema de forma a encontar o que se está sendo pedido, ou seja QUANDO ou QUANTO TEMPO ela terá que trabalhar para se aposentar?

Veja, você já tem DOIS valores da fórmula: S = 95 e I = 22 e sua fórmula têm 3 (três) variáveis que são S, I e T. Sendo que você tem duas das variáveis e somente uma não tem, logo, só pode ser esta variável que precisa ser calculada. O que sobra é o T e o T é o Tempo que o trabalhador terá que trabalhar para se aposentar, não é mesmo? Releia o momento em que criamos estas variáveis acima se necessário ou se esqueceu do raciocínio!

Assim, vamos agora para a parte MATEMÁTICA da coisa. Vamos primeiramente colocar a fórmula que determinamos:

S = I + T

Depois, ir trocando variável por variável com os valores que nós JÁ TEMOS (S = 95 e I = 22). Assim:

S = I + T => 95 = 22 + T

Aí é só resolver a equação. Trocando tudo de lados: T + 22 = 95. Passando o 22 para a direita, teremos: T = 95 - 22 e finalmente, teremos a resposta: T = 73

Voltando de novo ao enunciado, vemos que ele diz que T e I estão em anos, portanto, S também terá que ser em anos. A pergunta que deve se fazer agora é: Esta resposta é em Anos, Meses, Dias, Anos-luz, Segundos, Horas, Pascal, Newtons, ... O que? Isso! - É em ANOS!

Assim, terminamos então de resolver o problema com a seguinte resposta - O tempo para que este indivíduo que começou a trabalhar com 22 anos precisa para se aposentar será de 73 anos.

A forma com que deverá tratar todos os problemas é bem parecida. É claro que a dificuldade e a quantidade de respostas de cada problema varia. Você vai encontrar muitos cujo entendimento é simples, outras médias e outras muito complicadas em que alguns você conseguirá resolver facilmente e outras nem tanto e em muitas, nem mesmo saberá como resolver. Assim, o conselho que dou é: aprenda tudo o que puder da teoria e pratique muito nos exercícios e procure praticar sempre para não esquecer pois a matemática se constrói por degraus e o que você aprende hoje será usado amanhã e quem sabe futuramente, no seu trabalho como cientista, engenheiro, físico, químico, arquiteto, Analista de Sistemas, Programador, Matemático, Biólogo, Psicólogo, etc.! Tudo que você aprendeu pode facilitar em muito a transformação das frases que lê nos problemas para a "LINGUAGEM MATEMÁTICA" e principalmente, te dar idéias de como resolver os problemas que aparecerão tanto em forma escrita, como também no seu dia-a-dia.

Lembre-se também que ninguém é infalível. Sempre há várias questões que não iremos conseguir resolver e que outra pessoa pode ajudar a resolver por enxergar o problema de outra forma. Assim, não espere que você venha a conseguir resolver TODOS os problemas. Só gênios conseguiriam, talvez! - A quantidade de problemas que conseguirá resolver está intimamente ligada à quantidade de conhecimento que for adquirindo durante sua vida em TODAS as áreas do conhecimento (uma está ligada à outra de alguma forma)

Espero que tenha ajudado.



Sandro
Editado pela última vez por nakagumahissao em Ter Ago 18, 2015 22:58, em um total de 1 vez.
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Re: Matematica aplicada, funções

Mensagempor d4rwin » Ter Ago 18, 2015 22:41

Sandro, o pessoal em sala me mostrou o exercício resolvido de outro modo, poderia analisar?
Segue em anexo
Anexos
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Re: Matematica aplicada, funções

Mensagempor nakagumahissao » Ter Ago 18, 2015 22:57

Eles tem razão. A idade que ele tem no momento da aposentadoria deverá excluir 22. A resolução deles está correta. Vou excluir minha postagem por estar errada.


Grato por corrigir.
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Re: Matematica aplicada, funções

Mensagempor d4rwin » Qua Ago 19, 2015 01:28

Ah sim, sabe explicar a resolução que eles fizeram?
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Re: Matematica aplicada, funções

Mensagempor nakagumahissao » Qua Ago 19, 2015 01:50

Sim.

A "fórmula 95" dá direito de um trabalhador se aposentar quando a soma de sua idade (em anos) e seu tempo de serviço (em anos) resulte em 95

O trabalhador somente poderá se aposentar após a SOMA DA IDADE, e aqui estava o meu erro, que ele tem no momento da aposentadoria, ou seja, teria que ser a idade ATUAL do trabalhador. Sendo que ele começou com 22 anos a trabalhar, o valor da variável I (Idade) não poderá ser 22 como eu fiz e sim, a idade atual. Mas qual é essa idade atual?

Não temos como saber a idade atual. Assim chamamos esta idade de I (I de Idade). De certo que esta idade ao se aposentar será muito maior que os 22 anos. Para sabermos quanto tempo ele trabalhou, que é nossa variável T (Tempo de Serviço), bastará então diminuirmos a idade hoje, no dia da aposentadoria de 22 anos, que foi quando ele começou. Assim:

T = I - 22 \;\;\;\;\;[1]

A fórmula para o cálculo da Aposentadoria então deverá ser a soma da IDADE ATUAL e o TEMPO DE SERVIÇO, em anos, e que deverá resultar em 95, ou seja:

I + T = 95

Substituindo-se os valores das váriáveis que temos ficará:

I + I - 22 = 95

Resolvendo esta equação ficaremos com:

2I = 95 + 22 \Leftrightarrow I = \frac{117}{2} \Leftrightarrow I = 58,5 \; Anos

Ou seja, para que esse trabalhador possa se aposentar, ele deverá ter no mínimo 59 anos!

Aqui já temos a resposta para o problema!

Se quiser, ainda poderá calcular quanto tempo terá que trabalhar para se aposentar. Para isso, utilizaremos [1] novamente e usaremos o resultado logo acima (idade I):

T = I - 22 \Rightarrow T = 58,5 - 22 \Leftrightarrow T = 36,5 \;Anos
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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D