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Exercício de Equações

Exercício de Equações

Mensagempor Lucas Henrique » Seg Jul 13, 2015 18:19

Boa Tarde,
estava estudando aqui e me deparei com esta equação

2/3x-1 - 3x/3x-1 = 4/9x^2 -1

Alguém pode me ajudar ?

Obrigado desde já

/ = barra de divisão (fração)
^ = elevado ao expoente
Lucas Henrique
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Re: Exercício de Equações

Mensagempor nakagumahissao » Ter Jul 14, 2015 10:49

Lucas Henrique,


Por favor utilize o Editor de Fórmulas para enviar sua dúvida, pois sua equação está bem confusa. Você enviou:

2/3x-1 - 3x/3x-1 = 4/9x^2 -1

Que "poderia" significar:

\frac{2}{3x-1} - \frac{3x}{3x-1} = \frac{4}{9x^2 - 1}

ou ainda

\frac{2}{3x} - \frac{1-3x}{3x} - 1 = \frac{4}{9x^2} - 1

Ou ainda qualquer outra coisa.

Poderia nos informar, utilizando o Editor de Fórmulas, qual é o enunciado correto do problema por favor?

Outra coisa, pelas regras do fórum, diga também o que já tentou fazer para resolver o problema e onde está realmente sua dúvida por favor.


Grato



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Re: Exercício de Equações

Mensagempor Lucas Henrique » Ter Jul 14, 2015 14:54

Olá,
desculpas eu não sabia usar o editor de fórmulas.
Bom, o exercício na verdade é esse :
\frac{2}{3x-1}-\frac{3x}{3x+1}=\frac{4}{9x^2-1}-1

E minha duvida é como vou igualar os denominadores ? E se preciso igualar.

Obrigado e Desculpa mais uma vez
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Re: Exercício de Equações

Mensagempor nakagumahissao » Ter Jul 14, 2015 23:42

Obrigado. Creio que o último -1 não faz parte, correto?

Resolução

\frac{2}{3x-1} -\frac{3x}{3x+1} =\frac{4}{9x^2 -1} -1

Por se tratar de uma soma/subtração de frações em ambos os lados da equação, precisaremos tirar o MMC (Mínimo Múltiplo Comum) para podermos efetuar a soma/subtração dos numeradores.

O Mínimo Múltiplo Comum (MMC) entre (3x - 1) e (3x + 1), na parte esquerda da equação é: (3x - 1)(3x + 1) e do lado direito da equação, o MMC entre (9x^2 - 1) e 1 é (9x^2 -1).

Dividindo-se cada MMC de cada lado por cada um dos denominadores e multiplicando-se pelo seus numeradores teremos: (Exemplo: (3x - 1)(3x + 1) dividido por (3x - 1) e multiplicando-se por 2, ficará 2(3x + 1) = 6x + 2 e dividindo-se (3x - 1)(3x + 1) por (3x + 1) e multiplicando-se por 3x teremos: 3x(3x - 1) = 9x^2 - 3x. Por fim, no lado esquerdo ainda, pegamos estes dois resultados e teremos 6x + 2 - (9x^2 - 3x) no numerador, ou seja, 6x + 2 - 9x^2 + 3x), como mostrado abaixo:

\frac{6x + 2 -9x^2 + 3x}{\left(3x -1 \right)\left(3x +1 \right)} =\frac{4 -(9x^2 -1)}{9x^2 -1}

\frac{-9x^2 + 9x +2}{9x^2 -1} =\frac{4 - 9x^2 + 1}{9x^2 -1}

Como: 9x^2 - 1 está divindo no lado esquerdo da equação, passarei para o lado direito multiplicando. Temos então:

-9x^2 + 9x +2 =(9x^2 -1)\frac{4 - 9x^2 + 1}{9x^2 -1}

Efetuando a divisão no lado direito da equação, ficaremos finalmente com:

-9x^2 + 9x +2 =4 - 9x^2 + 1

-9x^2 + 9x + 2 -4  + 9x^2 - 1 = 0

9x -3 = 0

9x = 3 \Leftrightarrow x = \frac{3}{9} \Leftrightarrow x = \frac{1}{3}

\blacksquare
Editado pela última vez por nakagumahissao em Qua Jul 15, 2015 10:10, em um total de 6 vezes.
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Re: Exercício de Equações

Mensagempor Lucas Henrique » Qua Jul 15, 2015 01:26

Então o -1 faz parte sim e com relação a essa resolução, nao entendi como você chegou ao Raciocínio da Segunda linha
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.