por osmarioe » Sex Mai 01, 2015 19:20
Desenhar os gráficos cartesianos de y= -2x-7 e de y= 4x+5 e determinar o ponto comum a eles.
resolução:
y= -2x-7 tem coeficiente linear -7 e raiz - 7/2
y= 4x+5 tem coeficiente linear 5 e raiz -5/4
resolvendo o sistema:
y= -2x-7
y= 4x+5
obtendo x = -2 e y= -3
portanto, o ponto comum as duas retas é A( -2; -3)
Não entendi como ele chegou a esse valor da resolução do sistema de x= -2 e y= -3?
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por Cleyson007 » Sáb Mai 02, 2015 00:19
Olá, boa noite!
Concorda comigo que o ponto em comum tem coordenadas x e y e pode ser escrito como P = (x,y)?
Esses valores de x e y (coordenadas do ponto P) são obtidos resolvendo o sistema de equações do primeiro grau:
y= -2x - 7
y = 4x + 5
Como y = y, vou igualar a primeira equação com a segunda, obtendo:
-2x - 7 = 4x + 5
-2x - 4x = 5 + 7
-6x = 12
x = -12/6
x = -2Para encontrar o valor de y basta aplicá-lo em qualquer uma das equações. Vamos na primeira:
y= -2x - 7 -----> y = -2(-2) - 7 = 4 - 7 ----->
y = -3Se caso desejar conhecer o meu trabalho melhor por favor entre em contato: (38) 9889-5755 (WhatsApp)
email:
descomplicamat@hotmail.comQualquer dúvida estou a disposição.
Bons estudos

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por osmarioe » Sáb Mai 02, 2015 14:21
Cleyson007 escreveu:Olá, boa noite!
Concorda comigo que o ponto em comum tem coordenadas x e y e pode ser escrito como P = (x,y)?
Esses valores de x e y (coordenadas do ponto P) são obtidos resolvendo o sistema de equações do primeiro grau:
y= -2x - 7
y = 4x + 5
Como y = y, vou igualar a primeira equação com a segunda, obtendo:
-2x - 7 = 4x + 5
-2x - 4x = 5 + 7
-6x = 12
x = -12/6
x = -2Para encontrar o valor de y basta aplicá-lo em qualquer uma das equações. Vamos na primeira:
y= -2x - 7 -----> y = -2(-2) - 7 = 4 - 7 ----->
y = -3Se caso desejar conhecer o meu trabalho melhor por favor entre em contato: (38) 9889-5755 (WhatsApp)
email:
descomplicamat@hotmail.comQualquer dúvida estou a disposição.
Bons estudos

Entendi, muito obrigado pela explicação Cleyson007

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osmarioe
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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