por Ariel » Dom Nov 09, 2014 16:45
Pessoal, entendi como se acha o valor do ângulo, mas este exercício eu não consegui resolver. Só sei q o resultado dá 40. Alguém poderia me ajudar? Desde já muito obrigada!!!
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por adauto martins » Seg Nov 10, 2014 10:03
o arco na circunferencia corresponde ao angulo inscrito de de 50,eh 100...do ponto oposto ao angulo de 50 ao ponto de encontro com reta q. contem o centro o,sera de 80...logo...2x=80...x=40
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por Ariel » Ter Nov 11, 2014 17:14
Adauto, muito obrigada! Vou ver alguém aqui pra me dizer, pois na verdade não consegui entender este ponto oposto. O ponto "O" é importante para resolver isto? Abs!
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por Ariel » Ter Nov 11, 2014 18:26
Também não consegui resolver este:
Se alguém puder me ajudar, agradeço!
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por adauto martins » Ter Nov 11, 2014 19:43
cara ariel,
eu nao sei postar figuras aqui no site,entao ve-se vc consegue visualizar os pontos q. descreverei aqui,ai vc entendera a resoluçao...sejam A,B,C,D pontos sobre a circunferencia da figura,pontos de intersecçao das retas internas a circunferencia...começando em A, sentido anti-horario e vai ate D,ponto do angulo inscrito,50°...o ponto oposto ao qual me refiro eh B...todo angulo inscrito tem a metade do arco,sob a circunferencia,q. o determina...entao o arco AB=100...como a reta q. corta a circunferencia passa pelo ponto O, centro e vai ate C,tem medida de 180...como o arco AB=100, o arco BC tera 80,q. e o dobro de x...entao x=40...o outrop exercicio sera:
6x+30=2.(4x)...6x+30=8x...8x-6x=30...2x=30...x=15...espero ter esclarecido...
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por Ariel » Ter Nov 11, 2014 20:43
Entendi os dois agora! Muito obrigada pela atenção, Adauto!! Abs!!
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por Ariel » Ter Nov 11, 2014 20:48
Só uma coisa: no segundo exercício o 6x+30 é o tamanho do arco tb? ABS!
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por adauto martins » Qua Nov 12, 2014 11:21
esse 2x-30 e o angulo central,referente ao arco...angulos e arcos tem uma relaçao comum,

,onde A(arco,q. se mede em

),

(angulo,central ou inscrito q. se mede em graus°)e r raio da circunferencia...os arcos sao medidas na propria circunferencia,e os angulos sao associados a eles...
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por Ariel » Qua Nov 12, 2014 11:52
Obrigada, Adauto!!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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