• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Geometria analítica] Produto vetorial

[Geometria analítica] Produto vetorial

Mensagempor Mell27 » Sáb Jul 05, 2014 18:53

Boa tarde galera!
Estou tentando resolver esse exercício de produto vetorial, mas não consigo encontrar a resposta do gabarito, sei que se são ortogonais, o produto entre eles é 0, mas não to sabendo como resolver essa questão.

Questão- Ache u tal que ||u||=3 \sqrt[]{}3 e u é ortogonal a v=(2,-3,-1) e a w=(2,-4,6). Dos u encontrados, qual forma ângulo com o vetor (1,0,0).

OBS(u,v e w, são vetores)

Gabarito:u=(3,-3,-3)


Desde já agradeço a resposta! =)
Mell27
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Jul 05, 2014 18:36
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando

Re: [Geometria analítica] Produto vetorial

Mensagempor e8group » Sáb Jul 05, 2014 20:26

Primeiramente note que o produto vetorial entre os vetores v e w nos fornecerá um outro vetor o qual é simultaneamente ortogonal aos vetores v e w . Assim , o vetor requirido está na mesma direção do vetor v \times w (produto vetorial entre v e w ) , o que significa que existe algum n° real \alpha para o qual

u = \alpha \cdot  ( v \times w ) . Para encontrar um dos escalares (são dois , e são simétricos ) , basta utilizar que a norma de u vale 3 \sqrt{3} juntamente com a segunda hipótese .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.