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QUESTÃO DE FUNÇÃO DA UFJF

QUESTÃO DE FUNÇÃO DA UFJF

Mensagempor Maira » Sáb Dez 19, 2009 16:47

Alguém poderia me ajudar na questão de funções da UFJF 2009?
É a questão 11 desta prova:
http://siga.ufjf.br/index.php?module=ve ... va1a_2.pdf

Aguardo respostas, obrigada!
Maira
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Re: QUESTÃO DE FUNÇÃO DA UFJF

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Dez 19, 2009 18:45

Como os pontos P e Q são obtidos a partir da intersecção do gráfico f(x) com g(x) = x^2, vamos obter as ordenadas substituindo em g(x). g(2) = 2^2 = 4; e g(4) = 4^2 = 16. Logo, tem-se:
f(2) = {a}^{2b+c} = 4;
f(4) = {a}^{4b+c} = 16;

Aplicando logaritmo na base a dos dois lados (uma vez que a > 0 e a \neq 1 pelo enunciado), temos:
\log_a {a}^{2b+c} = \log_a 4; \Rightarrow 2b + c = \log_a 4;
\log_a {a}^{4b+c} = \log_a 16; \Rightarrow 4b + c = \log_a 16; \Rightarrow 4b+c = \log_a {4}^{2} \Rightarrow 4b+c = 2\log_a 4;

Resolvendo-se o sistema, encontramos que c = 0. Logo:
2b = \log_a 4; \Rightarrow 2b = \log_a {2}^{2}; \Rightarrow 2b = 2\log_a 2 \Rightarrow b = \log_a 2;

Ou, como está na alternativa E: \log_a 2 = b.

Acredito ser essa a resposta.

Um abraço.
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e^{\pi \cdot i} +1 = 0
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Re: QUESTÃO DE FUNÇÃO DA UFJF

Mensagempor Molina » Sáb Dez 19, 2009 19:06

Maira escreveu:Alguém poderia me ajudar na questão de funções da UFJF 2009?
É a questão 11 desta prova:
http://siga.ufjf.br/index.php?module=ve ... va1a_2.pdf

Aguardo respostas, obrigada!

Boa tarde, Maira.

Vamos ver se posso ajudar.

O dado mais importante que ele nos fornece é onde esses pontos P e Q estão na abscissa (2 e 4).

Ou seja, sabemos que em x = 2 e x = 4 os gráficos se cruzam.

Temos então que f(2)=g(2) e f(4)=g(4). Mas g(2) e g(4) é fácil de achar:

g(x)=x^2
g(2)=4
g(4)=16

Com isso, temos que f(2)=4 e f(4)=16. Vamos usar este resultado agora:

f(x)=a^{bx+c}
f(2)=a^{2b+c}
4=a^{2b+c} (equação 1)

f(4)=a^{4b+c}
16=a^{4b+c} (equação 2)

Dividindo a equação 2 pela equação 1, obtemos:

4=a^{2b}
2^2={(a^b)}^2
2=a^b

E isso nos dá o seguinte logaritmo: log_a2=b

Por isso eu assinalaria a alternativa e).

:y:
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Re: QUESTÃO DE FUNÇÃO DA UFJF

Mensagempor Maira » Sáb Dez 19, 2009 19:27

Obrigada professores, estou numa maratona da ufjf aqui,
muito obrigada
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?