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DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por lcmschilling » Seg Jun 23, 2014 22:49
Preciso de ajuda para solucionar três questões sobre inequações:
k)
Resolvi essa questão e conforme o gabarito a resposta é S=Ø
l)
Resolvi essa questão e o resultado foi semelhante ao da questão acima, porém no gabarito consta resposta S=?
Gostaria de saber como solucionar essas duas inequações e porque no segundo caso a resposta é diferente da primeira questão mesmo tendo resultado semelhante.
c)
a resposta do gabarito é -4 < x < 0 por isso gostaria de saber por que o sinal de ? deu lugar ao sinal de < e como chegou-se a x<0
Obrigado!
Editado pela última vez por
lcmschilling em Seg Jun 23, 2014 23:46, em um total de 5 vezes.
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lcmschilling
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por e8group » Seg Jun 23, 2014 23:24
Por favor utilize o LaTeX para digitar as equações .
Não é notável o que digitou ... Seria
?
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e8group
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por lcmschilling » Seg Jun 23, 2014 23:45
Já editei corretamente as fórmulas agora.
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lcmschilling
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por e8group » Ter Jun 24, 2014 01:23
Dica :
As informações sobre os números reais
e
são equivalentes .
Suponha que
é não vazio , pela suposição existe algum
tal que
. Use
para concluir que
é falso o que equivale dizer que não é verdade que
o que equivale dizer que não existe
em S o que equivale dizer que
é vazio .
Se você quiser usufruir da interpretação geométrica , também pode tomar os esboços das retas
e
. Verá que sempre a reta
está acima de
.
Aproveitando este background geométrico p/ próxima questão . Deixe
e
. Note que
e
são paralelas (ou seja r_1 e r_2 não possuem pontos em comum ) .Das duas uma , o conjunto solução é vazio ou é toda reta real . Verifique-se que
está sempre acima de
, portanto sempre a desigualdade é verdadeira .
Ou alternativamente ... use
para concluir que
é sempre verdadeira o que equivale dizer que
o que equivale dizer que
(já que x é genérico, não levantamos hipótese sobre ele , ele é qualquer n° real ) .
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e8group
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Inequações
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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