por garrincha » Sex Abr 11, 2008 23:53
(Unicamp-SP)Um ciclista pedala uma bicicleta com rodas de mesmo diâmetro e com distância entre os eixos de 1,20m.Num determinado instante ele vira o guidão em 30 (graus) e o mantêm nessa posição para andar em círculo.Calcule os raios dos círculos descritos pelas rodas dianteira e traseira da bicicleta.
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garrincha
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por admin » Sáb Abr 12, 2008 01:33
Olá
garrincha, seja bem-vindo!
Este exercício é bem interessante.
Mas, por favor, leia as regras do fórum.
Aqui é fundamental seu comentário sobre tentativas e dificuldades.
Como dica, sugiro seguir os seguintes passos:
1) Imagine "enxergar" a bicicleta de cima.
Reflita sobre a trajetória de cada roda.
Inicialmente, considere em linha reta, depois "vire o guidão" aos poucos;
2) Em seguida, pense como deveria ficar o guidão para que a roda traseira circulasse sobre um único ponto, ou seja, para que não houvesse círculo descrito pela roda traseira.
Concorda que neste nosso outro exemplo, o guidão deveria ficar alinhado com a roda traseira, em outras palavras, a roda dianteira deveria formar um ângulo de

com a roda traseira?
Pois bem, citei este caso particular apenas para facilitar a visualização de que
a roda tangencia o círculo formado pela trajetória;
3) Então, tente desenhar esta visão superior planificada (em duas dimensões).
Comece pelas rodas alinhadas representadas por dois segmentos de reta iguais, considerando a distância de 1,2m entre seus centros;
4) Desenhe novamente a roda dianteira com a inclinação de

;
5) Trace uma perpendicular a cada roda, passando pelo seus respectivos centros.
Repare que a intersecção destas perpendiculares é o centro das duas trajetórias circulares;
6) Com um compasso, marque o raio maior e faça o círculo da trajetória dianteira;
7) Marque o raio menor da mesma forma e faça o círculo da trajetória traseira;
8) Una os dois pontos médios dos segmentos que representam as rodas;
9) Veja o triângulo retângulo principal obtido. Prolongue o segmento da roda dianteira inclinada e obtenha outro triângulo retângulo menor;
10) Marque todos os ângulos, considerando: o ângulo oposto pelo vértice, semelhança de triângulos e soma de ângulos internos de um triângulo;
11) Repare e anote na figura que: a hipotenusa do triângulo retângulo maior é o raio

do círculo descrito pela roda dianteira;
12) O raio

do círculo descrito pela roda traseira é o cateto adjacente ao ângulo de

, no mesmo triângulo;
13) Calcule os raios

e

com seno e tangente, respectivamente;
Espero ter ajudado e:
14) Aguardo seus comentários.
Caso tenha a resposta, favor confirmar:

metros

metros
Vamos conversando...
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por garrincha » Sáb Abr 12, 2008 18:16
Caro Fábio,muito grato pela resposta.O problema foi de interpretação e abstração.A questão,respondida de maneira brilhante,e com uma linguagem bastante clara e precisa,está com o gabarito correto.Vejo q usou os conceitos de mediatriz (raio das circ.) para descrever a situação,bem como a semelhança de triângulos.Peço q me oriente no uso correto do fórum,pois sou péssimo em computador.Realmente estou muito grato pela sua atenção e paciência.Saudações.
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por admin » Sáb Abr 12, 2008 21:27
Olá!
Realmente, como você disse, as mediatrizes dos segmentos das rodas são raios das circunferências.
Na construção do desenho optei por chamá-las de perpendiculares que passam pelo centro dos segmentos.
Sobre a semelhança dos triângulos retângulos, há um teorema relacionado:
Em todo triângulo retângulo, a altura relativa à hipotenusa determina dois triângulos retângulos semelhantes ao primeiro e semelhantes entre si.
A demonstração utiliza o primeiro caso AA de semelhança de triângulos (ângulo-ângulo).
Depois, será interessante finalizarmos este tópico com uma figura.
Sobre o uso do fórum, é simples. Em resumo:
1) Juntamente com o enunciado, envie também comentários sobre suas tentativas e dificuldades, especificando as dúvidas;
2) Caso haja expressões matemáticas no exercício, utilize LaTeX na postagem, através do botão "editor de fórmulas".
Bons estudos.
Até mais!
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por admin » Qua Abr 23, 2008 14:18
Idéia inicial da visão superior:
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por admin » Sex Mai 09, 2008 18:55
Uma figura com mais detalhes:
Zoom na região mais importante:
Onde as circunferências

e

possuem raio de mesma medida ("Um ciclista pedala uma bicicleta com rodas de mesmo diâmetro...").
E

("...com distância entre os eixos de 1,20m...").
Obtendo

:



metros
Obtendo

:



metros
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por Mi_chelle » Seg Mar 28, 2011 17:55
Olá,
Fiz questão de me registrar, para agradecer a ajuda!!
Ao ler o enunciado em minha apostila, achei que nunca iria resolver a questão. Quando pesquisei na internet, achei aqui a solução para o problema.
A resolução matemática é simples, a chave é a visualização do trajeto das rodas.
E com os ótimos comentário e desenho, feito de maneira simples, consegui resolver rapidamente a questão.
Obrigada mais uma vez,
Mi.
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Mi_chelle
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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