por IsadoraLG » Qua Mai 21, 2014 00:24
O chato é que eu já fiz isso algum dia, mas não consigo mais lembrar como fazer o MMC com letras!
Como no caso deste exercício:
(UFRGS) Sendo n > 1, a expressão
![\frac{1}{\sqrt[]{n}} - \frac{1}{\sqrt[]{n}+1} \frac{1}{\sqrt[]{n}} - \frac{1}{\sqrt[]{n}+1}](/latexrender/pictures/0a9448f219505e3a84e5ebf71177968f.png)
é equivalente a:
A)
![\frac{n-\sqrt[]{n}}{n(n-1)} \frac{n-\sqrt[]{n}}{n(n-1)}](/latexrender/pictures/4141a2f7e3a6c1a0bad29a47ab2acf32.png)
B)
![\frac{\sqrt[]{n}-1}{n(n-1)} \frac{\sqrt[]{n}-1}{n(n-1)}](/latexrender/pictures/6a06ccf75e5d9ac90ed62e4d9ab8b18e.png)
C)
![\frac{\sqrt[]{n}}{n+\sqrt[]{n}} \frac{\sqrt[]{n}}{n+\sqrt[]{n}}](/latexrender/pictures/4a04d9ed0622436732ac49fa6e9e6d6d.png)
D)
![\frac{\sqrt[]{n}}{n} \frac{\sqrt[]{n}}{n}](/latexrender/pictures/7db67835cadbece31e264c73d9f5e618.png)
E)
![\frac{\sqrt[]{n}-n}{n+1} \frac{\sqrt[]{n}-n}{n+1}](/latexrender/pictures/096e6a9dd5782a9eef8c95a945ab6612.png)
Resposta: A.
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por Russman » Qua Mai 21, 2014 19:40
O MMC entre

e

é

.
Os estudantes de matemática, em geral, apresentam uma certa dificuldade quanto a efetuar somas de frações em virtude de, além de (na maioria dos casos) não compreenderem muito bem o conceito envolvido no MMC, ter preguiça de calculá-lo. De fato, é um cálculo extenso. Eu mesmo nunca o faço para efetuar frações. Ao invés de tomar o denominador da soma das frações como o MMC dos denominadores das parcelas o tomo, simplesmente, pelo
produto dos denominadores. Não há absolutamente perda nenhuma de generalidade nesse método.
De fato, para quaisquer Reais

,

,

e

é verdade que

.
Tente resolver assim, se preferir. Neste caso específico não tem graça pois o MMC
coincide com o produto dos denominadores. Isto acontecerá sempre que os denominadores forem
primos entre si.
"Ad astra per aspera."
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por IsadoraLG » Qua Mai 21, 2014 21:28
Obrigada, sua explicação é muito clara!
Porém, enfrento mais dificuldades...
Continuei a fazer o exercício:
![\frac{\sqrt[]{n}+1-\sqrt[]{n}}{\sqrt[]{n}(\sqrt[]{n}+1)} \frac{\sqrt[]{n}+1-\sqrt[]{n}}{\sqrt[]{n}(\sqrt[]{n}+1)}](/latexrender/pictures/04c2dc06b1193fb567a6476aced4f054.png)
![= \frac{1}{\sqrt[]{n}(\sqrt[]{n}+1)} = \frac{1}{\sqrt[]{n}(\sqrt[]{n}+1)}](/latexrender/pictures/27b5105c594861fecb3dc3037a1b194d.png)
A partir desse ponto, não entendi a continuação (tentei fazer, não consegui, vi a resolução, mas gostaria de entender):
![= \frac{1}{n+\sqrt[]{n}} = \frac{1}{n+\sqrt[]{n}}](/latexrender/pictures/2a493149a69fe78c27f8993946c5fd5a.png)
Depois desse passo, ocorre a racionalização, e estou tendo muita dificuldade para realizar as operações com as letras, sempre penso em algo diferente do resultado dado:
![= \frac{1}{n+\sqrt[]{n}} . \frac{n-\sqrt[]{n}}{n-\sqrt[]{n}} = \frac{1}{n+\sqrt[]{n}} . \frac{n-\sqrt[]{n}}{n-\sqrt[]{n}}](/latexrender/pictures/f9b322e64531f9b61c3f2c5cfcf7cb31.png)
![= \frac{n-\sqrt[]{n}}{{n}^{2}-n} = \frac{n-\sqrt[]{n}}{{n}^{2}-n}](/latexrender/pictures/741906c07553ffdb5e8dc3856ebd4ee7.png)
![= \frac{n-\sqrt[]{n}}{n(n-1)} = \frac{n-\sqrt[]{n}}{n(n-1)}](/latexrender/pictures/0cd00ccd3ed0d32bf46bccbbf7a1ca05.png)
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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