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[Integral Indefinida]

[Integral Indefinida]

Mensagempor marysuniga » Qua Jan 29, 2014 14:36

Boa Tarde,

Estou tentando integrar esta função, só que não consigo passar de uma parte:
\int_{}^{}\frac{{x}^{3}dx}{\sqrt[2]{2 - {x}^{2}}}
x = \sqrt[2]{2}sent
\int_{}^{}\frac{{\left(\sqrt[]{2}sent)}^{3}}{\sqrt[]{2-{\left(\sqrt[]{2}sent \right)}^{2}}} \sqrt[]{2}cost dt
\int_{}^{}\frac{{\left(\sqrt[]{2}sent)}^{3}}{\sqrt[]{2-2{sen}^{2}t}}} \sqrt[]{2}cost dt
\int_{}^{}\frac{{\left(\sqrt[]{2}sent)}^{3}}{\sqrt[]{2-2\left (1 -{cos}^{2}t)}}} \sqrt[]{2}cost dt
\int_{}^{}\frac{{\left(\sqrt[]{2}sent)}^{3}}{\sqrt[]{2{cos}^{2}t}}} \sqrt[]{2}cost dt
\int_{}^{}\frac{{\left(\sqrt[]{2}sent)}^{3}}{\sqrt[]{2}cost}} \sqrt[]{2}cost dt
\int_{}^{} 2\sqrt[]{2}{sen}^{3}t dt
2\sqrt[]{2}\int_{}^{}{sen}^{3}t

O que eu faço com esse sen³t?
marysuniga
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Re: [Integral Indefinida]

Mensagempor Man Utd » Qua Jan 29, 2014 15:39

\int \; sen^{3} t \; dt


é uma potência de seno , então faça assim:


\int \; sen^{2}t*sent \; dt


\int \; (1-cos^{2}t)*sent \; dt



use a substituição : u=cos t \; \; du=-sent \; dt.

-\int \; 1-u^2 \; du


agora é só resolver. :-D
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Re: [Integral Indefinida]

Mensagempor e8group » Qua Jan 29, 2014 16:46

Boa tarde p/ todos ...

Substituição simples (também) resolve o problema . Seja u = 2-x^2 Logo , x^2 = 2-u e 2x dx  = -du  \iff  xdx = - \frac{1}{2} du . Assim ,

\frac{x^3dx}{\sqrt{2-x^2}}dx = x^2 \cdot \frac{1}{\sqrt{2-x^2}} \cdot xdx . Daí ,substituindo-se x^2 , 2-x^2 exdx pelas expressões correspondentes (em termos de u) respectivamente , obteremos

\frac{x^3dx}{\sqrt{2-x^2}}dx = (2-u) \cdot \frac{1}{\sqrt{u}} \cdot \left(- \frac{1}{2} du\right)   =     \frac{1}{2} \frac{u-2}{\sqrt{u}} du = \frac{1}{2} \frac{u-2}{u^{1/2}} du =  \frac{1}{2} \frac{u}{u^{1/2}} du  - \frac{1}{u^{1/2}}du = \boxed{\frac{1}{2} u^{1/2} du - u^{-1/2} du } .

Integrando a expressão destacada e voltando para variável original terá a resposta .
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Re: [Integral Indefinida]

Mensagempor marysuniga » Sex Jan 31, 2014 14:09

Obrigada
:-D
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?