por METEOS » Dom Out 27, 2013 16:59
Bom dia pessoal,
Estou a precisar de ajuda pois não consigo resolver o seguinte exercício:
"Sabendo que tg ( pi + a ) = -?15 (menos raiz de quinze), e que "a" pertence ]

, pi [
Calcule o valor da expressão: cos(-a) + cos (

pi + a) + tg a
Agradecia que me explicassem o porquê de tg (pi +a) dar uma raíz negativa, uma vez que eu achei que tínhamos de reduzir tudo ao 1º quadrante, logo a tangente seria positiva...Não sei se perceberam a minha dúvida, mas qualquer coisa que não percebam digam nas respostas.
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METEOS
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por e8group » Dom Out 27, 2013 22:50
Note que se

, então

, isto é ,

.
Como

e

, segue que o quociente

é sempre negativo . Por isso que o número

dado é negativo . Certo ?
Para calcular a expressão ,veja a dica :
(1)
(2)
![cos(5/2 \pi + a ) = cos( \frac{3\pi}{2} + [\pi +a]) = cos(\frac{3\pi}{2})cos(\pi+a) - sin(\frac{3\pi}{2})sin(\pi +a) = cos(\pi +a) cos(5/2 \pi + a ) = cos( \frac{3\pi}{2} + [\pi +a]) = cos(\frac{3\pi}{2})cos(\pi+a) - sin(\frac{3\pi}{2})sin(\pi +a) = cos(\pi +a)](/latexrender/pictures/2cdff3bd07f457189e0f9c0a681fd800.png)
.
...
Consegue terminar ?
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por METEOS » Seg Out 28, 2013 17:17
Então, em que casos é que devemos efectuar uma redução ao 1º quadrante? Poderíamos efectuar neste caso uma redução ao 1º quadrante?
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por e8group » Seg Out 28, 2013 18:14
Para qualquer arco

pertencendo ao primeiro ,segundo ,terceiro ou quarto quadrante ,podemos reduzir o mesmo em relação ao primeiro quadrante.
Mas foi dado que tan(a+\pi) = - \sqrt{15} [/tex] e o arco

pertence ao quarto quadrante ,como vimos no post acima . O arco

pertence

,isto é , ele está no segundo quadrante .Sendo assim seria desnecessário reduzir a+\pi ao 1° quadrante .
Observe que a soma dada se reduz a

.Qual a relação entre

e

?
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por METEOS » Seg Out 28, 2013 18:27
"Qual a relação entre tan(a) e tan(\pi + a) ?"
Caso a seja do 2º quadrante, e pi+a pertença ao 4º quadrante.
No caso de a seja do 1º quadrante, e pi+a seja do 3º quadrante, também são iguais
Elas são iguais certo?
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por e8group » Seg Out 28, 2013 19:05
Sim .

. A função tangente é periódica de período

, logo para quaisquer que seja

(com k inteiro ) teremos a igualdade

.Pode-se confirma esta igualdade utilizando a fórmula de adição de arcos .
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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