Regras do fórum
A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por ericomoura » Ter Nov 17, 2009 12:03
Gente, achei um desafio que, na minha opinião é quase impossível. O desafio é o seguinte:
ObjetivoConseguir todos os números do relógio
Regras-Você OBRIGATORIAMENTE tem que usar 3 noves
-Você não pode usar nenhum outro número que não seja o número nove (nem raiz quadrada, que é raiz de 2)
Obs.:-O número 99 conta como dois noves
-Potência 9 e raiz nona tambem contam como nove, ou seja

conta como dois noves e
![\sqrt[9]{9} \sqrt[9]{9}](/latexrender/pictures/437abc99dfab74ed59bfaed7b8a07785.png)
também conta como dois noves
-Você pode usar QUALQUER conta matemática para resolver isso.
Bem gente, esse é o desafio. Até agora eu só consegui o
1=

2=(9+9)/9
3=????
4=????
5=????
6=????
7=????
8=9-9/9
9=9+9-9
10=(9/9)+9
11=99/9
12=????
Por favor me ajudem
Obrigado
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ericomoura
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por Molina » Ter Nov 17, 2009 15:05
Boa tarde, amigo!
Sem usar raiz acho que é realmente impossível.
Mas não custa tentar

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por Neperiano » Qui Set 23, 2010 17:47
Ola
Só usando 3 casas é impossivel, mas vamos tentar
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por Balanar » Qua Out 13, 2010 14:34
Editado pela última vez por
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por Neperiano » Qua Out 13, 2010 16:53
Ola
Não pode aplicar 9 na 0 esse que é o problema
Atenciosamente
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por victoreis1 » Qui Out 21, 2010 20:07
já que vc disse QUALQUER operação..




![\lfloor{9 - \sqrt[9]{9}}\rfloor = 7 \lfloor{9 - \sqrt[9]{9}}\rfloor = 7](/latexrender/pictures/4e06689635e13bd1a6273778967d05cc.png)
essa última foi especialmente perfeita:

( e também super difícil de escrever no latex)
na matemática, nada é impossível! haha
ObservaçãoVide a página
"Parte inteira" para detalhes dos operadores

(chão) e

(teto).
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por Molina » Qua Fev 09, 2011 18:47
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por Dan » Qua Fev 09, 2011 22:01
Molina e Balanar, vocês sabem que pelas regras não pode usar raíz quadrada.
É um detalhe que passa invisível, né?
Ou seja, voltamos todos à estaca zero.
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por Molina » Qua Fev 09, 2011 23:14
Dan escreveu:Molina e Balanar, vocês sabem que pelas regras não pode usar raíz quadrada.
É um detalhe que passa invisível, né?
Ou seja, voltamos todos à estaca zero.
Sim, Dan.
Pela regra nao se pode usar.
Mas nao vejo outro modo sem usar raiz..
Acho que foi ate comentado isso anteriormente.

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por Dan » Qui Fev 10, 2011 12:21
Tudo bem, Molina.
Eu só considero mais interessante e desafiador não usar raíz quadrada.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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