por replay » Qui Ago 01, 2013 11:55
(UECE) Seja (a1, a2, a3, a4, a5, a6, a7, a8) uma progressão aritmética. Se a2+a5=8 e a8=7, então a3+a7 é igual a:
a) 8
b) 28/3
c) 10
d) 32/3
Não consigo desenvolver um raciocínio para resolver este problema.
-
replay
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 57
- Registrado em: Dom Fev 19, 2012 23:43
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por Pessoa Estranha » Sex Ago 02, 2013 15:26
Olá. Segue o meu raciocínio. Espero que entenda.
Como trata-se de uma progressão aritmética, sabemos que estamos trabalhando em função do primeiro termo (a1) e da razão (podemos chamar de "r"). Observe que o segundo termo, por exemplo, nada mais é do que o primeiro termo somado com a razão. Agora, note que podemos pensar assim também: o terceiro termo, por exemplo, corresponde à soma do primeiro termo com duas vezes a razão (a3 = a1 + 2r) ou à soma do segundo termo com a razão (a3 = a2 + r). E este raciocínio segue sucessivamente. Bem, o enunciado do problema diz que trata-se de uma progressão aritmética e nos traz duas informações importantes:
a2 + a5 = 8 e
a8 = 7. Assim, note que podemos fazer o seguinte:


Daí, podemos igualar as duas expressões encontradas. Veja:

Então:

Daí, como temos o valor da razão, podemos encontrar o valor do primeiro termo:

Assim:

Alternativa C.
Tem o gabarito? Se tiver mande uma resposta dizendo se está correto.
Espero ter ajudado.
-
Pessoa Estranha
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 262
- Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Ago 03, 2013 08:11
Pessoa, encontrei um lapso na sua resolução! Dê uma olhada na parte que destaquei:
Pessoa Estranha escreveu:Olá. Segue o meu raciocínio. Espero que entenda.
Como trata-se de uma progressão aritmética, sabemos que estamos trabalhando em função do primeiro termo (a1) e da razão (podemos chamar de "r"). Observe que o segundo termo, por exemplo, nada mais é do que o primeiro termo somado com a razão. Agora, note que podemos pensar assim também: o terceiro termo, por exemplo, corresponde à soma do primeiro termo com duas vezes a razão (a3 = a1 + 2r) ou à soma do segundo termo com a razão (a3 = a2 + r). E este raciocínio segue sucessivamente. Bem, o enunciado do problema diz que trata-se de uma progressão aritmética e nos traz duas informações importantes:
a2 + a5 = 8 e
a8 = 7. Assim, note que podemos fazer o seguinte:


Daí, podemos igualar as duas expressões encontradas. Veja:

Então:

Daí, como temos o valor da razão, podemos encontrar o valor do primeiro termo:

Assim:

Alternativa C.
Tem o gabarito? Se tiver mande uma resposta dizendo se está correto.
Espero ter ajudado.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Pessoa Estranha » Sáb Ago 03, 2013 11:12
Você tem razão. Peço desculpas pelo meu erro grave.
O correto é:


.
Desculpe.
-
Pessoa Estranha
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 262
- Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
por replay » Sáb Ago 03, 2013 22:54
Valeu, essa é mesmo a resposta, agora entendi a resolução.
Resposta C: 10
-
replay
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 57
- Registrado em: Dom Fev 19, 2012 23:43
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Nov 02, 2013 09:13
Pessoa Estranha escreveu:Você tem razão. Peço desculpas pelo meu erro grave.
O correto é:


.
Desculpe.

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
Voltar para Progressões
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- (UNIFOR) Progressão Aritmética e Progressão Harmônica
por andersontricordiano » Ter Mar 22, 2011 12:56
- 1 Respostas
- 5924 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Ter Mar 22, 2011 13:52
Progressões
-
- Progressão aritmética e progressão geométrica
por Danilo Dias Vilela » Sex Mar 12, 2010 13:41
- 1 Respostas
- 4497 Exibições
- Última mensagem por thadeu

Sex Mar 12, 2010 17:36
Progressões
-
- [Aritmética] Progressão Aritmética.
por Pessoa Estranha » Qua Ago 28, 2013 22:11
- 2 Respostas
- 5374 Exibições
- Última mensagem por Pessoa Estranha

Qui Ago 29, 2013 16:06
Aritmética
-
- Progressão Aritmética
por Rejane Sampaio » Qua Set 17, 2008 16:20
- 1 Respostas
- 4237 Exibições
- Última mensagem por juliomarcos

Qui Set 18, 2008 13:07
Álgebra Elementar
-
- Progressão Aritmética (PA)
por Cleyson007 » Ter Jan 27, 2009 21:40
- 2 Respostas
- 8177 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Sáb Mai 30, 2009 12:31
Progressões
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.