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Exercício de Trigonometria

Exercício de Trigonometria

Mensagempor felipexxavier » Seg Mar 31, 2008 11:38

O exercício é da matéria de trigonometria...
De um ponto A, no solo, visam-se a base B e o Topo C de um bastão colocado verticalmente no alto de uma colina, sob ângulos de 30° e 45° respectivamente. Se o bastão mede 4m de comprimento, calcule a altura da colina, em metros.

fiz sobre a tg de 45° que seria co/ca mas o resultado dá quebrado tipo 5,46, tenho dificuldades no exercício.
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Re: Exercício de Trigonometria

Mensagempor admin » Seg Mar 31, 2008 13:11

Olá, seja bem-vindo!

Comente os passos que você seguiu para obter este resultado, assim poderemos discutir melhor.
De qualquer forma, provavelmente sua idéia esteja correta porque eu encontrei 2\left( \sqrt{3}+1 \right) metros para a altura da colina que corresponde ao seu valor aproximado.

Vamos chamar de O o ponto no solo, alinhado verticalmente com o bastão, na base da colina.
E x a altura OB que procuramos.

As curiosidades que eu tenho para entender melhor sua dificuldade são as seguintes:

-Fez o desenho? Alguma dúvida nele?
-Visualizou o triângulo AOC retângulo em O?
-E o mais importante: percebeu que ele também é isósceles, sendo que os catetos AO e OC medem 4+x?

Com este desenho feito, utilizei a tangente de 30^o.

Comente suas dúvidas e poderemos conversar sobre elas.
Até mais.
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Re: Exercício de Trigonometria

Mensagempor felipexxavier » Seg Mar 31, 2008 16:00

Fábio...

Fiz o desenho, mas como sou novo aqu,i ainda não aprendi (risos)...

Como o ângulo é de 45°, significa que o CA=CO.

Cheguei no CA= 4+x

Sabendo o CA, a formula da tg você descobre x.

CA30° = CA45°

tg30° = CO/CA ->> tg30° = x/x+4


Substituindo os valores você chega a esse resultado:

2 raiz de 3 + 2

Você colocou + 1
Ok?!


Assim:

De um ponto A, no solo, visam-se a base B e o Topo C de um bastão colocado verticalmente no alto de uma colina, sob ângulos de 30° e 45° respectivamente.
Se o bastão mede 4m de comprimento, calcule a altura da colina, em metros.





2 raiz de três +2 =
2.1,73 + 2 =
3,46 + 2 =

5,46


Resposta: A altura da colina é de 5 metros e 46 centímetros.

É isso mesmo,pq vc até comentou que seria um triangulo isoceles, mas só vejo retângulo.
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Re: Exercício de Trigonometria

Mensagempor admin » Seg Mar 31, 2008 17:11

Olá.
Coloquei +1 mesmo, note que 2 está em evidência, vou repetir aqui:

AO = OC = 2\left( \sqrt{3}+1 \right) = 2\sqrt{3}+2


Esta sua afirmação não é verdadeira:
Como o ângulo é de 45°, significa que o CA=CO.


AC é a diagonal de um quadrado de lado AO=OC.
Ou seja, AC \neq AO e AC \neq OC.

Como uma figura diz mais do que palavras, veja:
triangulo_retangulo_isosceles.jpg
triangulo_retangulo_isosceles.jpg (21.95 KiB) Exibido 16664 vezes



Repare que CO/CA que você citou é na verdade o seno de 45^o e não a tangente de 30^o.

tg30^o = \frac{OB}{AO} = \frac{x}{4+x}

\frac{\sqrt{3}}{3} = \frac{x}{4+x}

\sqrt{3}(4+x) = 3x

4\sqrt{3} + x\sqrt{3} = 3x

3x - x\sqrt{3} = 4\sqrt{3}

x\left( 3- \sqrt{3} \right) = 4\sqrt{3}

x = \frac{4\sqrt{3}}{ \left( 3- \sqrt{3} \right) }

x = \frac{4\sqrt{3} \cdot\left( 3+\sqrt{3}\right) }{ \left( 3- \sqrt{3} \right)  \cdot\left( 3+\sqrt{3}\right) }

x = \frac{12\sqrt{3} + 12}{9-3}

x = \frac{12\left( \sqrt{3} + 1 \right)}{6}

x = 2\left( \sqrt{3} + 1 \right) metros


OK?

Caso tenha alguma dúvida ou discorde de algo, por favor, comente conosco!
Até mais.
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Re: Exercício de Trigonometria

Mensagempor felipexxavier » Seg Mar 31, 2008 17:56

Só tenho a agradecer.

Li o seu comentário para um rapaz, onde cita que não é um professor exatamente, apesar da licenciatura, porém vejo que tem potencial, parabéns e o melhor de tudo esse site tem um conteúdo muito rico, que esta de parabéns também!

Saibam que estarei todos os dias neste site e quais forem as dúvidas nas aulas de cálculo, algébra linear e física ou até mesmo algo novo, inovador sobre a nossa querida matemática, trarei para o fórum, muito obrigado!

Felipe Xavier
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?