por Amanda185 » Ter Jun 04, 2013 23:34
(UECE) Para r ? 2, se x = p e y = q é a solução do sistema linear
![f(x)=\left[rx + 2y = 1 \right]
\left[2x + ry = 1 \right] f(x)=\left[rx + 2y = 1 \right]
\left[2x + ry = 1 \right]](/latexrender/pictures/82ed058560f8b858762fbfe02a3fc3d3.png)
, então o valor de p² + q² é:
Fiz o determinante das matrizes e cheguei até: r² - 4, mas como o r não pode ser 2 não sei o que fazer...
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por DanielFerreira » Qua Jun 05, 2013 01:27
Amanda,
a questão parece-me interessante, no entanto, antes de respondê-la gostaria de saber se ela está completa. Têm as alternativas??
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por Amanda185 » Qua Jun 05, 2013 14:37
Sim. As alternativas são:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 4
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por DanielFerreira » Qua Jun 05, 2013 22:59
Como disse anteriormente, temos aqui uma questão bem interessante! Concluí que a alternativa correta é a
letra c.

Encontramos o 'valor' de

substituindo

por

em uma das equações acima.

Observe que

, então,

; por conseguinte

!
Daí, nada mais podemos concluir!!
No entanto, fiz umas buscas na "net" e notei que o seu enunciado está diferente, se comparado ao original.
Segue,
Para

, se

e

é a solução do sistema linear

, então o valor de

é:
a) 1
b) 2
c) 4
d) 0
Concluímos que

, então:

Portanto,
alternativa d.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
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por Amanda185 » Qui Jun 06, 2013 00:09
Ah siiimm, peguei o enunciado desse jeito, copiada no quadro. Muito Obrigada pela ajuda!

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Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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