por Jhennyfer » Qui Mai 16, 2013 12:07
Sejam f e g funções tais que

e

. Determine a lei que define a função afim h, sabendo que

e que o gráfico de h passa pelo ponto de intersecção dos gráficos de f com g.
Não consegui nem iniciar a resolução =/
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por Cleyson007 » Sex Mai 17, 2013 11:03
Bom dia Jhennyfer!
Vou te dar as dicas, ok? Qualquer dúvida me comunique
1°) Ache o
ponto de intersecção. Em outras palavras, faça
f(x) = g(x)2°) Substitua o valor de x (que você encontrou ao fazer o procedimento acima), e encontre y (que é o f(x)).
3°) Bom, uma função afim é do tipo y = ax +b. Substitua os valores de x e y na função acima (agora você terá uma equação com as incógnitas a e b).
4°) Volte a função afim (y = ax +b), agora vamos trabalhar o h(x)! h(-5) = 1
5°) A essas alturas você terá duas equações com a e b em cada uma, basta procurar os valores de a e b, respectivamente, e substituir os valores na função a fim y = ax +b.
Parece difícil, mas é tranquilo..
Att,
Cleyson
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por Jhennyfer » Dom Mai 19, 2013 22:52
Oi Cleyson, boom....
eu fui seguindo os seus passos, e era a mesma coisa que eu estava fazendo, caio sempre na mesma coisa...
olha pra mim deu que
para f(x) x=-2/5 e y=0
para g(x) x=-7/6 e y=0
----------------------------------
peguei um dos pontos e substitui numa equação y=ax+b, e na segunda com os valores do ponto da função h.
resolvi o sistema e encontrei
a=27/5 e b=28.
tudo errado eu sei.
no gabarito está...

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por Cleyson007 » Seg Mai 20, 2013 11:14
Bom dia Jhennyfer!
Escrevi a resolução passo-a-passo, escaneei, e estou te enviando..
Esteja a vontade para perguntar se surgirem dúvidas.
Segue resolução:

Atenciosamente,
Cleyson007
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por Jhennyfer » Seg Mai 20, 2013 11:27
Vendo as minhas anotações... eu fui até o 3º passo e desisti achando q estava errado. Que raaiva!
Mas agora não restou nenhuma dúvida, obrigado!
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por Cleyson007 » Seg Mai 20, 2013 11:41
Jhennyfer, fico feliz em saber que pude ajudar
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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