por Jhenrique » Qui Mai 09, 2013 20:34
Fala pessoal, blz!?
Dúvida: vejam este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=FEnNgUfE0qM?t=2m55s. Notem que a equação diferencial,

, é solucionada integrando-se os dois membros da igualdade, assim:

. Ok...
No entanto, lembrando que a definição de integral é

, pergunto: ao adicionar o sinal

na equação, não faltou adicionar o sinal

também? Quero dizer, o

e o

da equação

não são das integrais, eles já estavam aí antes das integrais aparecerem:

. Como me explicam isto?
Obg!
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por Russman » Qui Mai 09, 2013 23:06
Na verdade existem várias interpretações para as integrais. São somatórios, são operadores, etc...
O método de resolver as eq. df. dessa forma é um exemplo onde a integral é aplicada como operador inverso ao operador diferencial. A forma que é exposta a solução é uma forma operacional, e não formal. Seria necessário estudar melhor esse tipo de equação para deduzir-seque a sua solução pode ser tomada dessa forma. Mas acredito que a interpretação da integral como operador lhe esclarece um pouco o método, não?
"Ad astra per aspera."
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por Jhenrique » Sex Mai 10, 2013 10:25
Esclarece +/- pois isso parece implicar no seguinte... suponha a equação

, então tanto faz integrar assim

ou assim

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por Russman » Sex Mai 10, 2013 10:37
Não faz sentido aplicar a interal em funções isoladadas! Você precisa ter o diferencial de algo, pois a integral é o limite de uma soma de variações de uma dada variável. Estude a obtenção da área de curvas no plano que você vai entender o que estou dizendo.
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por Jhenrique » Sex Mai 10, 2013 17:11
Tô sacando...
Outra possibilidade para a mesma equação

é dividi-la por um diferencial qualquer, assim

. Correto?
E se a equação fosse esta

, então acho que é possível multiplicá-la por um diferencial qualquer, assim

, OU aplicar o diferencial no numerador assim

. Certo?
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por Russman » Sex Mai 10, 2013 22:03
Mas qual o intuito de dividí-la pelo diferencial? Não se esqueça que os diferenciais de y e x não são independentes, pois y é função de x. A última relação que voce escreveu não é correta. Essas manipulações dos diferenciais como se fossem variáveis algébricas só podem ser assim por uma razão bem definida...se fossem derivadas parciais a manipulação de ''passa pra um lado multiplicando e pro outro dividindo'' não funciona. Cuidado.
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por Jhenrique » Sáb Mai 11, 2013 15:36
O intúito é de tomar ciência de todos os casos possíveis, de saber quais são as alternativas que esta ferramenta (ED) me fornece. Para evitar pasmos, como o do operador de integração, p ex.
Agora eu consegui enxergar que integração e derivação são operações que combinam necessariamente duas variáveis e dois operadores. O que está obscuro para mim, é saber quando a manipulação desses elementos altera a igualdade...
Por exemplo, tomando a seguinte equação

É verdade que

e que

Mas não é verdade que

ou que

Fiquei confuso...
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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