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Mensagempor Amandatkm » Qui Mai 02, 2013 18:14

Três números estão em uma progressão aritmética(PA)crescente.O produto dos três é 66 e a soma deles é 18.Determine o proximo termo dessa progresão aritmética.
a)12
b)13
c)14
d)15
e)16
eu fiz=X*x*x=66
mas nao deu certo
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Re: ajuda?

Mensagempor e8group » Qui Mai 02, 2013 18:26

O primeiro passo é identificar os três primeiros termos desta P.A ,e após isto, relacionar estes termos com seu produto e soma .Os termos de uma P.A cujo o primeiro termo vale x e razão r tem a seguinte configuração :

x  , x + r  , x +2r , x + 3r , \hdots  , x + (n-1)r .

Para encontrar x e r deveremos resolver os sistema : \begin{cases} x(x+r)(x+2r) = 66 \\ x+(x+r)+(x+2r) = 18\end{cases} .

Tente concluir comente as dúvidas.
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Re: ajuda?

Mensagempor Amandatkm » Qui Mai 02, 2013 18:40

x²*rx*x²*2rx=66
x²+rx+x²+2rx=18
é assim?

e agora?
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Re: ajuda?

Mensagempor e8group » Qui Mai 02, 2013 19:43

Em cada equação há duas variáveis ,deveremos relacionar uma incógnita em função da outra com finalidade de cada equação apresentar apenas uma variável .Na segunda equação x + (x+r )+(x+2r)  = 18 ,podemos isolar "r" ,isto é , x + (x+r )+(x+2r)= 18 \iff 3x +3r = 18 \iff 3(x+r) =18 \iff x+r = 6 \iff \boxed{r = 6-x} .

Agora , substituindo-se "r" na primeira equação que é x(x+r)(x+2r) = 66 ,obtemos 6x(x + 2[6-x]) =  6x(x + 12 - 2x)   = 6x(-x + 12) = 66 .Portanto ,o valor do primeiro termo da (P.A) corresponde a uma das raízes da equação do segundo grau -x^2 + 12x - 11 =0 .Consegue terminar ?
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Re: ajuda?

Mensagempor Amandatkm » Qui Mai 02, 2013 20:04

pelos meus calculos deveria ficar
x(x[6+x])(x+2[6-x)=66
ao inves vc colocou 6x eu nao compreendi :S
Tirando essa parte..quando vc chega nesse valor:
6x(-x+12)=66
ficaria assim:?
-6x²+72x-66=0
x²-12x+11=0
sim?
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Re: ajuda?

Mensagempor e8group » Qui Mai 02, 2013 20:13

Amandatkm escreveu:pelos meus calculos deveria ficar
x(x[6+x])(x+2[6-x)=66
ao inves vc colocou 6x eu nao compreendi :S


Note que (*) x+r  = 6 . Daí ,

x(x+r)(x+2r) = 66 \implies  x(6)(x+2r) = 66 \implies 6x(x+2r) = 66

Mas , pela equação (*) , temos r = 6-x . Então ,

6x(x+2r) = 66 \implies   6x(x +2[6-x])  =66 .
Amandatkm escreveu:Tirando essa parte..quando vc chega nesse valor:
6x(-x+12)=66
ficaria assim:?
-6x²+72x-66=0
x²-12x+11=0
sim?


Sim ,está correto .
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Re: ajuda?

Mensagempor Amandatkm » Qui Mai 02, 2013 20:39

porque X+R é igual a 6?
:S
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Re: ajuda?

Mensagempor e8group » Qui Mai 02, 2013 20:53

Por favor , verifique a minha segunda resposta ao tópico .Se permanecer dúvidas ,post novamente .
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Re: ajuda?

Mensagempor Amandatkm » Qui Mai 02, 2013 21:17

verifiquei que vc escreveu:
6x(x+12-2x)= 6x(-x+12)=66
poderia me dizer pq o X tornou-se negativo?
no final ficaria assim
x²+12x-11=66
não consegui resolver,visto que B²-4ac não da um numero que tenha raiz :/
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Re: ajuda?

Mensagempor e8group » Qui Mai 02, 2013 22:18

Amandatkm escreveu:verifiquei que vc escreveu:
6x(x+12-2x)= 6x(-x+12)=66
poderia me dizer pq o X tornou-se negativo?


Acredito que você refere-se sobre x+12-2x se transformar em -x +12 .Caso seja esta sua dúvida ,note que : x + 12 - 2x  =  [x +(-2x) ] + 12 .A expressão que está dentro []é equivalente a -x;logo x+12-2x= -x+12 .E ,portanto 6x(x+12-2x)= 6x(-x+12)=66 .

Amandatkm escreveu:no final ficaria assim
x²+12x-11=66
não consegui resolver,visto que B²-4ac não da um numero que tenha raiz :/
x

Não ,observando a minha segunda resposta ao tópico ,a equação quadrática é -x^2 + 12x -11 = 0 ou (multiplicando todas parcelas por -1 ), x^2 - 12x + 11 = 0 .

Acompanhe , como vimos 6x(-x+12)=66 .Assim ,dividindo-se ambos membros por 6 ,segue

\frac{ 6x(-x+12)}{6} = \frac{66}{6}

Simplificando ,

x(-x+12) = 11 .

Por propriedade distributiva x(-x+12) = -x^2 + 12x . Assim ,

x(-x+12) = 11 \iff  -x^2 + 12x = 11 .E finalmente ,somando-se -11 em ambos membros , resulta

-x^2 + 12x -11 = 0

Tente encontrar as raízes da equação ,comente as dúvidas
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Re: ajuda?

Mensagempor Amandatkm » Sex Mai 03, 2013 14:00

minhas raizes deram -1 e-11
eu fiz errado?
multipliquei a equação por -1,visto que X² nao pode ficar negativo'
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Re: ajuda?

Mensagempor e8group » Sex Mai 03, 2013 15:13

Amandatkm escreveu:minhas raizes deram -1 e-11
eu fiz errado?


Devemos testar estes valores na equação .Lembrando que,

x^2 -12x + 11  = 0 .Então : (-1)^2 - 12(-1) +11   = 1 +12 + 11  \neq  0 e (-11)^2 - 12(-11) + 11 =  11^2 + 12 \cdot 12 + 11 \neq 0 .Como podemos ver -1,-11 não é solução da equação . Infelizmente você errou o sinal das raízes .Note que : (1)^2 - 12(1) +11 =  1  - 12  + 11 =  12 - 12  = 0 e (11)^2 - 12(11) +11 =  11^2 -12(11) + 11   =  11 (1 + 11)   - 12 \cdot 11 =   11 \ccot 12 -  11 \cdot 12  =  0 .

Amandatkm escreveu:multipliquei a equação por -1,visto que X² nao pode ficar negativo'


Na verdade , sempre x^2 é um número positivo para qualquer x\neq 0 .O fato de multiplicar a equação por -1 não irá influenciar na solução da equação muito menos em x^2 ser negativo que é um absurdo .

Tente concluir e comente as dúvidas .
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Re: ajuda?

Mensagempor Amandatkm » Sex Mai 03, 2013 18:25

Fiz novamente e realmente as raízes deram 1 e 11..:D
substitui o valor de 1 pelo R na formula de adição:
x+(x+r)+(x+2r)=18
x+x+1+x+2=18
3x=15
x=5
E realmente 5+6+7=18
porem 5*6*7 nao da 66
esta é minha duvida :/
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Re: ajuda?

Mensagempor e8group » Sáb Mai 04, 2013 02:59

Amandatkm escreveu:iz novamente e realmente as raízes deram 1 e 11..
substitui o valor de 1 pelo R na formula de adição:
x+(x+r)+(x+2r)=18
x+x+1+x+2=18
3x=15
x=5
E realmente 5+6+7=18
porem 5*6*7 nao da 66
esta é minha duvida :/


Cuidado !

Lembre-se que já vimos que r = 6 - x .Desta forma ,se x = 1 ,tem-se r = 5 .

Assim ,

i) a soma dos 3 primeiros termos será : 1 +  6  +  11    =   18 (OK!)

ii) o produto dos 3 primeiros termos será : 1\cdot\ 6 \cdot \ 11    = 66 (OK!)

e se x = 11 , o que acontece ?
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Re: ajuda?

Mensagempor Amandatkm » Dom Mai 05, 2013 15:18

se X for=11 R sera =-5
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Re: ajuda?

Mensagempor e8group » Dom Mai 05, 2013 15:27

Amandatkm escreveu:se X for=11 R sera =-5


Exatamente . Como a P.A é crescente ,então a única possibilidade é x = 1 .Agora você pode concluir o exercício .
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Re: ajuda?

Mensagempor Amandatkm » Dom Mai 05, 2013 15:40

Terminei jah
obrigada pela ajuda :D
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?