por nakagumahissao » Qua Abr 10, 2013 16:04
Para o primeiro limite que corresponde a mais infinito, veja como você deverá vê-lo:
-------------------->--2--<-----------------------
Imagine uma reta como mostrada acima. O sinal '>' na reta indica que iremos tomar (pegar) valores bem próximos do dois vindo da esquerda. O sinal '<' indica que iremos tomar (pegar) valores bem próximos de dois, vindo da direita.
Agora, vindo da esquerda, imagine que peguemos um valor, digamos, x = 1,8. Isto significa que o denominador:

Será:

e a função toda ficará assim:

Tente agora fazer estas mesmas contas para x = 1,9, x=1,99, x = 1,9999 e você vai começar a perceber que o denominador será multiplicado por valores cada vez maiores que 100, ou seja, quanto mais nos aproximarmos de 2 pela esquerda da reta, o numerador aumentará cada vez mais, pois no limite, não estamos interessados em x = 2 e sim, em valores cada vez mais próximos de 2.
Tente também fazer estes mesmos cálculos vindo da direita de dois, ou seja, utilize x = 2,1, x= 2,01, x = 2,001, x = 2,0001 e você notará o mesmo comportamento.
Assim, conclui-se que este primeiro limite tende a 'mais infinito'.
Raciocine da mesma forma para o segundo limite apresentado e chegará a conclusão de que ele tende para 'menos infinito'
Para o terceiro, acredito que a resposta está errada. Não acredito que seja inexistente, e sim tende também à 'menos infinito'. Para que um limite não exista, os limites 'Laterais', ou seja, para este terceiro limite especificamente, o limite calculado quando se aproxima do valor 3 pela esquerda e o outro calculado quando o limite se aproxima do valor 3 pela direita deverão ser diferentes.
Espero ter ajudado.
Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
-
nakagumahissao
- Colaborador Voluntário

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Lic. Matemática
- Andamento: cursando
-
por snoffao » Qui Abr 11, 2013 13:17
Eu fiquei com uma duvida. Como eu irei saber por exemplo : ' nessa questao : vou fazer a substituição, a não agora vou usar a formula tal. ' Pra saber se é infinito ou inexistente Um exemplo :

-> resultado = infinito positivo

ps: TEM UM PARENTESES GRANDE NA FORMULA TODA E O EXPOENTE É 3
RESULTADO DESSA CONTA : 1/8
__
Todas abaixo o resultado é INEXISTENTE

Entendeu minha duvida? Eu não estou conseguindo entender essa diferença . Como entender se ele é inexistente,+infinito e -infinito
OBS: Essas respostas foram dadas pelo professor .
-
snoffao
- Novo Usuário

-
- Área/Curso: INFORMATICA
por nakagumahissao » Qui Abr 11, 2013 13:32
snoffao,
Como foi dito já na primeira resposta:
O Limite Existe se os limites laterais existem e forem iguais. Se ao tender para um determinado valor os limites forem iguais e for crescendo indefinidamente, ele tende ao infinito. Por um outro lado, se os limites laterais forem iguais e o resultado do limite for decrescendo indefinidamente, dizemos que ele tende a 'menos' infinito. Se eles forem iguais e o resultado se aproximar de algum valor, o limite é igual à este valor. Se os limites laterais não forem iguais, ele não existe, ou seja é inexistente.
Caso tenha mais dúvidas a respeito de limites laterais, aconselho a dar uma revisada em algum livro de cálculo sobre o teorema da existência do limite por favor.
Espero que eu tenha conseguido explicar as diferenças entre 'tender' para valores (mesmo que sejam para mais ou menos infinito) e sua inexistência.
De Taylor Mali
-
nakagumahissao
- Colaborador Voluntário

-
-
por snoffao » Qui Abr 11, 2013 16:30
-
snoffao
- Novo Usuário

-
por nakagumahissao » Sex Abr 12, 2013 01:25
De Taylor Mali
-
nakagumahissao
- Colaborador Voluntário

-
-
por snoffao » Dom Abr 14, 2013 11:49
Obrigado, entendi mais ou menos.
Estou na duvida nessas questões aqui :

Resposta : + infinito , + infinito ,+ infinito ,-infinito , -infinito
Agora o infinito está no lugar do numero.
O professor deu esse exemplo aqui :

Tentei me guiar pra fazer os de cima nesse exercício mas não deu certo .
Tem como você me ajudar ?
Grato
-
snoffao
- Novo Usuário

-
por nakagumahissao » Dom Abr 14, 2013 13:32
Nesta primeira questão, colocamos primeiramente o x em evidência obtendo x(2 + 3/x).

O que fazemos agora é intuitivo. Coloquei o meu pensamento no texto abaixo, mas na realidade esta conta que fazemos não pode ser feito como mostrado. Ele foi colocado somente para que você entenda o porque do resultado ficar +Infinito. O raciocínio é o seguinte:

Quando x tende ao infinito, o limite de também vai para o infinito. Imagine o gráfico de y = x. y é uma reta que passa na origem e vai para +Infinito, vindo de -Infinito à medida que x cresce não é mesmo? Então se y cresce à medida que x cresce indefinidamente, então y "caminha" para +infinito. Na segunda parte temos o limite de 2 quando x tende ao infinito. Neste caso, o gráfico de y = 2 é uma reta que passa em y=2 não importando o valor de x. Ou seja, para todo x, y sempre será dois. Então mesmo que x tenda ao infinito, y sempre será 2. Logo, o limite de 2 quando x tende ao infinito será 2! - Já a última parte, lembre-se que o limite do quociente é o quociente dos limites. Esta regra você já deve ter visto antes nas aulas de cálculo. Isto ocorre sempre que o limite do denominador (a parte de baixo da fração) seja diferente de zero. Ora, o limite do denominador (limite de x quando x tende ao infinito) é diferente de zero, pois x assume valores cada vez maiores), assim o limite de 3 quando x tende ao infinito é sempre 3 no numerador; no denominador o limite de x quando x tende ao infinito é um número cada vez maior. Logo, a divisão de 3 por um número cada vez maior leva este quociente para 0. Assim, Infinito multiplicado pela soma de 2 + 0 é igual a 2 multiplicado por infinito que dá infinito, que é a nossa resposta.
O segundo item:

é calculado de forma similar ao primeiro. Tente fazer você por favor. Aliás, procure resolver o máximo número de exercícios possível. Se eu resolver tudo o que colocou aqui, você não vai conseguir guardar estas informações. Procure por mais exercícios no livro ou na internet para praticar, isto vai lhe ajudar muito na assimilação do conteúdo.
O terceiro item:

No que neste caso, podemos fatorar o polinômio da seguinte maneira:

Agora, calculando o limite:

Ora, o Limite de x ao quadrado quando x tende a menos infinito é sempre +infinito (como está elevado ao quadrado, o resultado é sempre positivo); O limite de 5 quando x tende a menos infinito é sempre 5; O limite de 4 quando x tendo a menos infinito será sempre 4; Idem para o limite de 3 quando x tende a menos infinito; O Limite de x quando x tende a menos infinito, x tomará valores tão grandes e menor que zero que 4 dividido por um número negativo gigante fará com que a fração 4/x tenda para 0; Já o limite de x ao quadrado quando x tendo para menos infinito, assumirá valores POSITIVOS tão grandes quando x tende para menos infinito que a fração 3/x ficará 0 (ZERO).
LEMBRE-SE que podemos usar a propriedade do limite do quociente PORQUE x é diferente de zero na divisão! Se fosse zero, a propriedade do limite do quociente não poderia ser aplicada. (LEMBRANDO também que o LIMITE DO QUOCIENTE é o QUOCIENTE DOS LIMITES quando o limite do denominado for diferente de zero).
Assim:

Os outros também são similares. Tente resolver você mesmo.
Espero ter ajudado.
De Taylor Mali
-
nakagumahissao
- Colaborador Voluntário

-
-
por snoffao » Dom Abr 14, 2013 17:39
Bela explicação .
Muito obrigado mesmo.
-
snoffao
- Novo Usuário

-
por snoffao » Dom Abr 14, 2013 17:39
Bela explicação .
Muito obrigado mesmo.
-
snoffao
- Novo Usuário

-
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Limite ao infinito] Dúvida na resposta = 0
por guilherme_vb » Ter Abr 23, 2013 11:27
- 1 Respostas
- 1328 Exibições
- Última mensagem por e8group

Sex Abr 26, 2013 22:10
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Limite ao Infinito] Duvida simples
por EduardoM » Ter Abr 23, 2013 17:25
- 2 Respostas
- 1390 Exibições
- Última mensagem por EduardoM

Sex Abr 26, 2013 19:52
-
- duvida limite envolvendo simbo infinito.
por carlinhos23 » Seg Mai 30, 2011 03:40
- 2 Respostas
- 1428 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Seg Mai 30, 2011 11:36
-
- [limites no infinito]Limite no infinito de um ponto finito
por moyses » Ter Ago 30, 2011 12:45
- 3 Respostas
- 3279 Exibições

Ter Ago 30, 2011 18:57
-
- Dúvida Limite no infinito "m<n"
por elyjunior » Seg Set 26, 2011 22:59
- 2 Respostas
- 1678 Exibições

Ter Set 27, 2011 17:09
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.