por armando » Qua Abr 03, 2013 01:14
[O valor de um equipamento é de R$ 80.000,00. Como alternativa, o fornecedor aluga o equipamento por dois anos, sendo de R$ 3.000,00 o aluguer mensal no primeiro ano e de R$ 5.000,00 o aluguer mensal no segundo ano, vencendo o aluguer ao final de cada mês. O equipamento, no final do contrato, é vendido ao cliente pelo seu valor residual. Qual é esse valor residual, se a taxa de juros da operação for de 2,5% a.m. ?]
Olá pessoal do "ajudamatemática". Como vêem sou novo por aqui.
Não sei ao certo, se quando referem __ " Favor especificar correctamente o tema do seu tópico entre [...] conforme formato exemplo acima"__ se estão a referir que é o enunciado do problema a colocar, que deve ficar entre parêntesis rectos tal como eu fiz. Mas como em ___ "Formato obrigatório"___ diz:___ [tema principal primeiro] seu assunto livre depois___ eu deduzo que seja assim.__Tema principal__ o enunciado do problema colocado entre [...]__ seu assunto livre depois ___ as dúvidas que tivermos a colocar relativamente ao dito problema fora dos parêntesis. Se assim não for, peço desculpa pelo mal entendido, e se possível corrijam este meu erro de postagem, e me esclareçam para evitar erros futuros.
P.S.____ Creio que seja desta forma que pretendam que se coloque o Título.___ [Matemática Financeira] Valor residual. Tal como postei agora.
Mas vamos ao problema.
Dados:
__ Valor comercial do equipamento, novo, ou já usado e numa determinada altura da sua existência = R$ 80.000,00
__ Como alternativa,(creio que a uma possível venda, ou para não estar inactivo a degradar-se) é alugado por 2 anos:
__ 1º Ano R$ 3.000,00 x 12 = R$ 36.000,00
__ 2º Ano R$ 5.000,00 x 12 = R$ 60.000,00
__ É vendido ao cliente no final do contracto,(i.e.,passados os 2anos) pelo seu valor residual (valor ao fim do qual, o equipamento está completamente desgastado, e é considerado como sucata.) Assim o creio.
__ Qual o seu Valor Residual se a taxa de juros da operação for de 2,5% ao mês.
Solução: R$ 20.059,85
Minhas dúvidas:
__ Sobre que valores se aplica a taxa de juros mensal da operação ? __ Creio que seja sobre os valores das prestações mensais. 3.000 x 0,025 a.m. = 75
5.000 x 0,025 a.m. = 125
__ 1ª Prestação mensal com os respectivos juros relativamente ao 1º ano ------> 3.000 + 75 = 3.075
__ 2ª Prestação mensal com os respectivos juros relativamente ao 2º ano ------> 5.000 + 125 = 5.125
__ Total das prestações + juros relativos ao aluguer do equipamento durante o 1 º ano ------> 3.075 x 12 = 36.900
__ Total de prestações + juros relativos ao aluguer do equipamento durante o 2º ano --------> 5.125 x 12 = 61.500
__ Total da despesa com o aluguer do equipamento durante os 2 anos -------> 36.900 + 61.500 = 98.400
__ Estive pesquisando na Net e conclui, não sei se correctamente que :__ O Valor residual = Valor de Custo - Depreciação acumulada ao fim de n anos.
Perante isto, não sei mais como proceder.
Pergunto, se o que fiz até aqui está certo,e é essencial para a resolução do problema, e em caso afirmativo, o que falta ainda fazer para chegar à solução.
Antecipadamente grato
Armando
Editado pela última vez por
armando em Qua Abr 03, 2013 23:02, em um total de 2 vezes.
-
armando
- Usuário Dedicado

-
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por young_jedi » Qua Abr 03, 2013 12:29
neste problema voce vai ter que utilizar juros composto, da maneira que voce calculou voce esta utilizando juros simples
-
young_jedi
- Colaborador Voluntário

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
- Andamento: formado
por armando » Qua Abr 03, 2013 22:37
young_jedi escreveu:neste problema voce vai ter que utilizar juros composto, da maneira que voce calculou voce esta utilizando juros simples
Então, nesse caso, aplicando o mesmo raciocínio anterior, mas mudando apenas o processo de achar os juros temos:
Juros compostos do aluguer mensal do 1º ano
![:J=PV.[(1+i )^n-1]\;\;\Longrightarrow \;\;J=3.000.[(1+0,025)^{12}-1]\;\;\Longrightarrow\;\;J = 1.034,66 :J=PV.[(1+i )^n-1]\;\;\Longrightarrow \;\;J=3.000.[(1+0,025)^{12}-1]\;\;\Longrightarrow\;\;J = 1.034,66](/latexrender/pictures/d45ecf8e806a35b67efe711aadb44019.png)
Juros compostos do aluguer mensal do 2º ano
![:J=PV.[(1+i)^n-1]\;\;\Longrightarrow \;\;J=5.000.[(1+0,025)^{12}-1]\;\;\Longrightarrow\;\;J = 1.724,44 :J=PV.[(1+i)^n-1]\;\;\Longrightarrow \;\;J=5.000.[(1+0,025)^{12}-1]\;\;\Longrightarrow\;\;J = 1.724,44](/latexrender/pictures/c39ede83bbab80b1c34e0d6d6c6bca77.png)
Prestações do aluguer do 1º ano + Juros

Prestações do aluguer do 2º ano + Juros

Prestações do aluguer dos 2 anos + respectivos Juros

E agora ? Como se chega na solução final ?
Ainda pensei subtrair aos
98.759,10 os
80.000,00 mas isso dá
18.759,10 o que não condiz com a solução. Estou numa de tentativa e erro, por que não tenho qualquer ideia de como resolver.
Você sabe como resolver ? Se você ou qualquer outro usuário do fórum souberem, agradecia ajuda.
Att.
Armando
-
armando
- Usuário Dedicado

-
por young_jedi » Qua Abr 03, 2013 23:37
na verdade a equação que você devera utilizar é esta

ela fornece o valor montante das parcelas acumuladas durante os 12 meses já com o juros ou seja

agora vamos calcular para o montante das parcelas de 5000

mais durante o ano em que se pagou as parcelas de 5000 o montante dos 3000 sofreu o acréscimo dos juros ou seja

somando os dois montantes nos temos

mais durante estes dois anos o valor total de 80000 sofreu acréscimo de juros ou seja

agora sim calcularemos o resíduo que é a diferença dos dois

-
young_jedi
- Colaborador Voluntário

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
- Andamento: formado
por armando » Qui Abr 04, 2013 23:22
Olá Young-jedi !
Desconhecia a fórmula que você usou. Acho mesmo que nunca ia conseguir resolver, sem a ajuda de alguém entendido no assunto. Por isso quero lhe agradecer o facto de se ter interessado pela questão. Pra você o meu MUITO OBRIGADO! Valeu!
Um abraço.
-
armando
- Usuário Dedicado

-
Voltar para Matemática Financeira
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Matemática Financeira 6] Valor de entrada
por acorreia » Sex Mar 01, 2013 15:02
- 0 Respostas
- 1185 Exibições
- Última mensagem por acorreia

Sex Mar 01, 2013 15:02
Matemática Financeira
-
- [Matemática Financeira 2] Valor acumulado no final do prazo
por acorreia » Sex Mar 01, 2013 15:09
- 0 Respostas
- 1238 Exibições
- Última mensagem por acorreia

Sex Mar 01, 2013 15:09
Matemática Financeira
-
- MATEMÁTICA FINANCEIRA - Equivalência financeira
por ivolatanza » Ter Fev 28, 2017 15:33
- 0 Respostas
- 10070 Exibições
- Última mensagem por ivolatanza

Ter Fev 28, 2017 15:33
Matemática Financeira
-
- Matemática Financeira
por plugpc » Sáb Jun 13, 2009 16:58
- 0 Respostas
- 8928 Exibições
- Última mensagem por plugpc

Sáb Jun 13, 2009 16:58
Vestibulares
-
- matematica financeira
por Joziani » Qui Abr 22, 2010 23:18
- 1 Respostas
- 5894 Exibições
- Última mensagem por Molina

Sex Abr 23, 2010 00:07
Matemática Financeira
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?