por Myneyrynho » Ter Mar 19, 2013 15:09
Uma máquina de lavar sofreu duas variações sucessivas de x% e 9%, sendo vendida hoje por 1.030,05. Se antes das duas valorizações a máquina era vendida por 900,00, calcule porcentual x.
Então vamos lá...
Pi(Preço inicial)= 900,00
Pf(Preço final)= 1030,05
1º Variação = x%
2º Variação = 9%
i = variação
Então fiz assim:
Pf=Pi (1+i)(1+i)
1030,05 = 900 (1 + x)(1 + 0,9)
1030,05 = 900 (1x)(1,09)
1030,05 = 981x
x = 1030,05/981
x = 1,05
Então a taxa "x" é 5% ?
Estou na duvida... ajudem por favor.
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por nakagumahissao » Ter Mar 19, 2013 16:42
Veja bem Myneyrynho,
Na questão não foi levantada a hipótese de acréscimo percentual, porém, sendo que o valor inicial foi de 900,00 e se tornou 1030,05, podemos supor que sim e desta maneira, sua resposta (5%) está correta.
Porém há outra maneira de ser interpretada:
Sejam x a primeira taxa em %, 9%=0,09 a segunda taxa sucessiva, C = 900,00 e V = 1030,05, tem-se desta maneira:
0,09.C.x = 1030,05 = (0,09)(900)x = 1030,05 => x = 1030,05 / 81 => x = 12,7167%
Acredito que sua resposta é a correta neste caso, mas a questão é ambígua.
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por Myneyrynho » Ter Mar 19, 2013 17:30
Agora to mais confuso ...
como se trata de acréscimos sucessivos:
temos o valor inicial de 900 que sofre acréscimos de x% e esse valos sofre acréscimos de 7%...
Se eu substituir o "x" por 5 igual eu aparentemente achei... fazendo as contas dos 2 acréscimos chegaria a 1011,15
Ou seja, creio que está errado =x
Agora me peri todo ;x
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por nakagumahissao » Ter Mar 19, 2013 18:16
Myneyrynho,
Seria da seguinte forma:
900 x (1 + 0,05) x (1 + 0,09) = 900 x 1,05 x 1,09 = 1030,05
Ou seja,
Parte (1) = 900 x 0,05 = 45
Valor Acumulado (1) = 900 + 45 = 945
Parte (2) = 945 x 0,09 = 85,05
Valor Acumulado (2) = Valor Acumulado (1) + Parte (2) = 945 + 85,05 = 1030,05
Quando acrescentamos 1 à porcentagem, estamos calculando o valor acumulado. Desta maneira, 1 + 0,09 implica em dizermos que estamos acrescentando 9% ao valor montante. Para darmos um desconto de 9% por exemplo, seria o contrário, ou seja, 1 - 0,09! (Escrevi sobre isso algum tempo atrás =
http://learning.freeiz.com/2013/03/11/descontos-e-acrescimos-percentuais/)
Espero ter ajudado
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nakagumahissao em Ter Mar 19, 2013 18:32, em um total de 1 vez.
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por nakagumahissao » Ter Mar 19, 2013 18:23
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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