por walterdavid » Qui Out 01, 2009 21:21
Boa noite pessoal. Estou com dúvida em algumas questões se puderem me ajudar seria ótimo.
1.resolver pelo teorema fundamental do cálculo

no meus livros não constam resolução com módulo entao não sei nem como começar
2

dispensa e
3

4: encontre os valores de c tal que a área da região limitada pelas parábolas

e

seja 576.
essa eu já tentei de tudo. mas esto com dificuldades pra enxergar a interseção formada e consequentemente os limites de integração. seria de -c á c? por que para descobrir os limites de int. em uma equação de área faz-se a interseção das equações certo?
agradeço a ajuda
Walter
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walterdavid
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por Lucio Carvalho » Sex Out 02, 2009 14:55
Olá Walter,
Tentarei explicar os exercícios.
No 1º exercício, devemos lembrar que f(x) = |x + 1| =
-(x + 1) se x < -1
(x + 1) se x >= -1
Assim:


No 2º exercício, devemos lembrar por integração imediata que:
![\int_{}^{}\frac{f'(x)}{1+{f}^{2}(x)}dx=arctg[f(x)]+k \int_{}^{}\frac{f'(x)}{1+{f}^{2}(x)}dx=arctg[f(x)]+k](/latexrender/pictures/b5e4810fc3626b972228115f1f8ecb9a.png)
Assim:

![\int_{1}^{{e}^{\frac{\pi}{4}}}\frac{4}{t(1+{ln}^{2}t)}dt=4.arctg[ln({e}^{\frac{\pi}{4}})]-4.arctg[ln(1)] \int_{1}^{{e}^{\frac{\pi}{4}}}\frac{4}{t(1+{ln}^{2}t)}dt=4.arctg[ln({e}^{\frac{\pi}{4}})]-4.arctg[ln(1)]](/latexrender/pictures/999b03402f9b815cbda4accf63acdba8.png)

No terceiro exercício, sabemos por integração imediata que:

Assim:


No 4º exercício, primeiro determinamos os limites de integração fazendo:


(limite inferior)

(limite superior)
Em seguida:
![\int_{-c}^{c}[({c}^{2}-{x}^{2})-({x}^{2}-{c}^{2})]dx=576 \int_{-c}^{c}[({c}^{2}-{x}^{2})-({x}^{2}-{c}^{2})]dx=576](/latexrender/pictures/a2ac0d8d98ae308f1a78f36b9adc1c40.png)


![c=\sqrt[3]{216}=6 c=\sqrt[3]{216}=6](/latexrender/pictures/6c2343e19cd73b0ffe9bb46acf7db278.png)
Espero ter ajudado e até breve!
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Lucio Carvalho
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por walterdavid » Ter Out 06, 2009 20:33
nos cara ajudo demais da conta
muito obrigado mesmo
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walterdavid
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por AlbertoAM » Ter Jun 28, 2011 00:25
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Qua Jun 29, 2011 20:44
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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