• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

sala de cimena

sala de cimena

Mensagempor gramata » Ter Set 29, 2009 18:10

Ajuda Urgente

Uma sala de cimena tem uns cem lugares, os bilhetes sao numerados. Hoje esta lotacao esgotada. O primeiro espectador que aparece perdeu o seu bilhete , mas nos deixamos ele entrar. Ele nao se lembra do numero do bilhete, e escolhe um lugar qual quer .Os espectadores seguintes um a um semtam-se no seu lugar ,se estiver livre,se nao escolhem outro lugar.Qual é a probabilidade de o ultimo se semtar no seu lugar(ou seja no lugar marcado no seu bilhete)?
gramata
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Set 02, 2009 16:10
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: licenciatura em Matemática
Andamento: cursando

Re: sala de cimena

Mensagempor brunozi » Qui Out 01, 2009 11:25

Probleminha interessante!
Eu acho que a probabilidade do ultimo sentar-se no lugar designado é de 50%.

Agora, porque eu acho isso:
Acho mais fácil calcular a probabilidade do último carinha chegar e ter seu lugar ocupado (p_ocupado), somando a probabilidade de cada um dos outros 99 ser a causa do seu lugar estar ocupado.
Daí, a probabilidade dele sentar no lugar designado será (1 - p_ocupado), certo?


Vamos chamar todos eles de cara_N, ok?
O cara_1 chega e senta em um lugar aleatório, com 1% de probabilidade para todos os lugares. Assim:

- Probabilidade do cara_1 sentar no lugar do cara_100 é 1%.

- Probabilidade do cara_1 sentar no lugar do cara_99 é 1%, e do cara_99 sentar no lugar do cara_100 é 50% (só tem 2 lugares quando ele chega). Logo, aqui temos 1% * 50% = 0,5%.

- Probabilidade do cara_1 sentar no lugar do cara_98 é 1%. O cara_98 pode sentar no lugar do cara_100, com probabilidade de 1/3; ou ele pode sentar no lugar do cara_99 (também com p = 1/3), e o cara_99 pode sentar no lugar do cara_100, com probabilidade de 50%. Somando todas as possibilidades aqui, dá:
1% * ((1/3) + (50% * 1/3)) = 0,5%.

Acho que já dá pra perceber qual a idéia aqui, ok?
Não vou continuar desenvolvendo aqui, porque a coisa vai começar a crescer muito. Mas eu ainda calculei para o caso do cara_1 sentar no lugar do cara_97 e do cara_96. E também deu 0,5%.

Daí, eu suponho para os casos do cara_1 sentar no lugar do cara_N (2 <= N <= 98), a probabilidade do lugar do cara_100 ser ocupado é de 0,5% para cada caso.

Então, no total, a probabilidade do lugar do cara_100 estar ocupado será:

p_ocupado = 98 * 0,5 + 1% = 49% + 1% = 50%.
(O 1% aqui, é a probabilidade do cara_1 ocupar o lugar do cara_100, diretamente.)

Logo, a probabilidade do cara_100 sentar no lugar certo também é de 50%.

Espero ter ajudado.
brunozi
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Set 29, 2009 09:26
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: M.Sc. Eng. de Computação
Andamento: cursando

Re: sala de cimena

Mensagempor Elcioschin » Qui Out 01, 2009 18:18

1) Probabilidade do primeiro expectador acertar a sua cadeira = 1/100 ----> Neste caso todos os 99 demais sentam no lugar certo (inclusive o último)

2) Probabilidade do primeiro expectador errar = 99/100 (suponha que o 1ª expectador A senta no lugar de B)

Neste caso 98 expectadores sentarão nos seus próprios lugares. O expectador B, que é o último a sentar, senta no lugar do A.

Logo, a probabilidade do último sentar errado é 99%

Gostaria de saber a opinião de outros usuários a respeito desta solução.
Elcioschin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 624
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: formado


Voltar para Estatística

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

 



Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: shaft - Qua Jun 30, 2010 17:30

2x+5=\left(x+m\right)²-\left(x-n \right)²

Então, o exercicio pede para encontrar {m}^{3}-{n}^{3}.

Bom, tentei resolver a questão acima desenvolvendo as duas partes em ( )...Logo dps cheguei em um resultado q nao soube o q fazer mais.
Se vcs puderem ajudar !


Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: Douglasm - Qua Jun 30, 2010 17:53

Bom, se desenvolvermos isso, encontramos:

2x+5 = 2x(m+n) + m^2-n^2

Para que os polinômios sejam iguais, seus respectivos coeficientes devem ser iguais (ax = bx ; ax² = bx², etc.):

2(m+n) = 2 \;\therefore\; m+n = 1

m^2-n^2 = 5 \;\therefore\; (m+n)(m-n) = 5 \;\therefore\; (m-n) = 5

Somando a primeira e a segunda equação:

2m = 6 \;\therefore\; m = 3 \;\mbox{consequentemente:}\; n=-2

Finalmente:

m^3 - n^3 = 27 + 8 = 35

Até a próxima.