por andersonsouza » Seg Fev 11, 2013 16:01
O problema abaixo encontre em um livro de 6º ano (5ª série). Como os alunos só verão o conceito de equações no próximo livro, presumo que há como solucioná-lo sem o uso de sistemas de equações do 1º grau. Alguém pode me ajudar?
- Se vovó Marta der 3 balas a cada um de seus netos, sobrarão 14 balas. Se ela der 5 balas a cada um, faltarão 10 balas. Quantos netos tem a vovó Marta? Quantas balas ela tem? E se ela quiser repartir em números iguais?
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por young_jedi » Seg Fev 11, 2013 20:31
vamos dizer que o total de netos é x
portanto

que é uma simples equação do primeiro grau, não um sistema, acredito que assim possa ser resolvido
comente qualquer coisa.
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por andersonsouza » Seg Fev 11, 2013 20:50
Comparando assim da para chegar ao resultado. Contudo, acho que deve ter um modo que não envolva variávies. Veja só um problema resolvido que encontrei no mesmo livro deste a cima:
"Rita tinha 48 figurinhas e as deu a um menino e a uma menina, de modo que o menino recebeu o dobro do que coube à menina. Quantas figurinhas ganhou cada um?
-RECEBER O DOBRO É COMO RECEBER POR DOIS. PORTANTO, 48 DEVE SER DIVIDIO EM TRÊS PARTES IGUAIS.
48 : 3 = 16 ---- DIVIDIENDO 48 POR 3, CADA PARTE CORRESPONDE A 16 FIGURINHAS
ENTÃO, A MENINA RECEBEU 1 PARTE, OU SEJA, 16 FIGURINHAS. O MENINO RECEBEU 32 FIGURINHAS, OU SEJA, 2 x 16 = 32"
Utilizando variáveis, para mim é a forma mais simples para se chegar à resolução. Porém, como já dito, o problema encotra-se em um livro de 6º ano (5ª série) e eles ainda não viram o conceito de equação.
Estou a quebrar a cabeça...
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por young_jedi » Seg Fev 11, 2013 22:23
entendi amigo
bom eu pensei assim,
se nos temos que cada neto tem 3 balas para que fiquem com 5 é necessario que cada um receba 2, se sobraram 14
então 14:2=7
portanto agora 7 netos possuem 5 balas e o restante apenas 3, como faltam 10 balas e cada um dos demais netos precisam ganhar 2 balas então
10:2=5
portanto tem cinco netos que tem somente 3 balas, portanto o total de netos sera
7+5=12
acho que assim da para entender
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por andersonsouza » Seg Fev 11, 2013 23:24
young_jedi escreveu:entendi amigo
bom eu pensei assim,
se nos temos que cada neto tem 3 balas para que fiquem com 5 é necessario que cada um receba 2, se sobraram 14
então 14:2=7
portanto agora 7 netos possuem 5 balas e o restante apenas 3, como faltam 10 balas e cada um dos demais netos precisam ganhar 2 balas então
10:2=5
portanto tem cinco netos que tem somente 3 balas, portanto o total de netos sera
7+5=12
acho que assim da para entender
Perfeito, amigo. Era algo assim que eu estava tentando passar para o papel.
Muito obrigado.
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Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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